Icárion quer colocar Vietname na procura do mercado português
A segunda edição do “Viaje com o Paladar” rumou até ao Vietname. A iniciativa da Icárion, operador do Grupo World 2 Meet (W2M), decorreu esta quarta-feira, 12 de julho, no Restaurante Vietnamita Luz Saigon, em Lisboa, em parceria com a Turkish Airlines. Esta viagem pelos sabores do Vietname juntou mais de 20 agentes de viagens, que tiveram a oportunidade de confecionar e degustar alguns dos pratos mais típicos do destino.
“Colocar o Vietname na procura do mercado português” é o grande objetivo desta ação de promoção que, segundo Pedro Barbosa, sales manager do Grupo W2M, só faz sentido com a Turkish Airlines: “Encaixa-se muito como os nossos circuitos”.
Aos jornalistas, o responsável admite que o Vietname ainda não é o “destino principal” em termos de procura, mas “com este evento, queremos fazer mais ruído”. A “qualidade e a identidade” do Vietname são características que fazem acreditar que o destino precisa verdadeiramente de promoção, tendo um grande potencial para crescer: “Gostaríamos de ter (aqui neste evento) uma entidade de turismo e não há (sequer) uma Embaixada”, algo que prejudica a conectividade das pessoas com o destino, assim como o conhecimento do destino.
Evento é “rampa de lançamento” do destino
O Vietname faz parte dos destinos da Icárion desde o início: “Ainda não estava aberto ao turismo devido à pandemia, mas foi logo uma aposta inicial que fizemos ao nível de circuito e dar a conhecer ao mercado”, começa por dizer Isabel Almeida, responsável de produto da Icárion, constatando tratar-se de um destino que “está enraizado e que os portugueses procuram”. Algo que também tem ajudado é o facto de os vistos passarem a ser online: “É ótimo e temos a programação prolongada”.
Reconhecendo que o Vietname é ainda um destino que está a crescer, quando comparado com outros destinos asiáticos, Isabel Almeida considera que tem correspondido e que tem tudo para crescer: “Este evento é uma rampa de lançamento”, frisa.
As temperaturas amenas, a gastronomia, a cultura, a natureza e as praias são algumas das características que fazem do Vietname um destino bastante completo: “Os serviços, a hotelaria, os guias e os transportes com qualidade, assim como tratar-se de um destino com um segmento de viagem superior para a Ásia acaba por ser uma vantagem, pois não há massificação turística”.
Questionada sobre o produto mais procurado pelos portugueses, a responsável refere que o “Circuito Regular Clássico”, tanto para famílias como para amigos, tem sido o favorito: “São 8 noites para conhecer o Vietname, começando em Hanoi e terminando em Ho Chi Minh”. Quanto às praias, a procura assenta na “Nha Trang” e na “Phú Quoc”: “As pessoas fazem também combinados a Camboja e Laos e acabam por fazer praia ali”.
“Queremos retomar os mesmos voos (diários) que tínhamos antes da pandemia”
Apesar da pandemia ter condicionado as operações para a Ásia, sendo dos últimos mercados a abrir, as Maldivas e a Turquia continuaram com bastante procura: “Mas, a partir do momento em que abriu, tem havido muita procura do mercado português para o Vietname e para a Tailândia”, afirma Francisco Paixão, regional Marketing Representative da Turkish Airlines.
Neste momento a companhia oferece três voos semanais com saída de Istambul para Hanoi e Ho Chi Minh: “Queremos retomar os mesmos voos (diários) que tínhamos antes da pandemia, algo que vai depender da procura”. Ainda assim, as perspetivas são positivas: “Este ano ainda será difícil, mas as operações hão-de aumentar”.
O Japão foi o último mercado onde a Turkish Airlines abriu operação e, para já, o balanço é, também, positivo: “O mercado português está a responder muito bem”. Para breve, a grande novidade será mesmo a Austrália: “Um destino que estava previsto abrir antes da pandemia e a possibilidade de viajar para esse continente será a grande novidade”, revela.
A terceira edição do “Viaje com o Paladar” está para breve e, para Duarte Correia, administrador da W2M em Portugal, iniciativas de promoção como estas são muito vantajosas: “Temos muitos destinos e queremos viajar através da gastronomia de cada um”.
Cristiana Macedo