IFTM Top Resa: Os turistas franceses não resistem aos encantos de um cruzeiro no Douro

O Norte de Portugal também está representado na IFTM Top Resa, com um dos seus melhores trunfos: o rio Douro.

A Rota do Douro é uma empresa que se dedica aos cruzeiros no Douro. “Saímos todos os dias em direção à Régua ou ao Pinhão e também saímos da Régua até Barca d’Alva, ou seja, nós fazemos todo o percurso navegável do Douro” explica Sílvia Cardoso, responsável do departamento comercial e de marketing da empresa.

Esta é a segunda vez que estão presentes na feira de turismo francesa, com um propósito bem definido: “No caso de Douro, o mercado francês está em ascensão e, portanto, é um mercado que nós queremos captar.”

A ideia é que seja a Rota do Douro a apresentar-se aos turistas franceses, para que quando visitem Portugal já tenham marcado o imperdível cruzeiro fluvial no Douro. “O que nós queremos é que venham de França com as viagens programadas. O que acontece, muitas vezes, é que chegam lá e nós já não temos disponibilidade”, alerta a responsável.

Visitar quintas e vinhas 

A Rota do Douro conta no total com seis embarcações e quatro navios, cuja ocupação varia entre 165 a 450 passageiros, e os cruzeiros têm refeição incluídas dado realizarem longos e demorados percursos. A empresa faz também o conhecido “cruzeiro das pontes”, com barcos típicos da região, ideal para uma city break.

De momento, o objetivo é “enriquecer os programas”. Segundo Sílvia Cardoso, o que os turistas franceses e internacionais mais procuram é visitar quintas e conhecer vinhas. “Isso só é possível no cruzeiro com saída do Porto até ao Pinhão. O ano passado fizemos uma parceria com a Tailors e vamos até à Quinta da Roêda, fazer uma visita com prova de vinhos.” A responsável deixa no ar que este ano haverão surpresas.