Igreja Matriz em Olhão obtém Certificado de Excelência do TripAdvisor

Igreja Matriz em Olhão obtém Certificado de Excelência do TripAdvisor

A Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário de Olhão obteve recentemente o Certificado de Excelência do site de viagens TripAdvisor. Este galardão é atribuído aos alojamentos, atrações e restaurantes que obtêm constantemente excelentes avaliações por parte dos viajantes.

A edificação da Igreja de Nossa Senhora do Rosário, atual Igreja Matriz de Olhão, iniciou-se em 1698, abrindo ao culto, ainda inacabada, em 1715, sendo que o contrato para a construção da sua torre data de 1722. Na fachada pode ler-se: “À custa dos homens do mar deste povo se fez este templo novo, no tempo em que só haviam umas palhotas”.

Na segunda metade do século XVIII, a fachada principal, uma das mais impressionantes de todo o Algarve, foi reformulada, passando a contar com um coroamento de feição triangular.

No seu interior, de uma só nave e transepto ligeiramente saliente, existem cinco altares. A capela-mor tem um retábulo e arco triunfal em talha dourada, um teto decorado com um fresco e uma imagem de Nossa Senhora do Rosário.

Outra das particularidades da Igreja Matriz é ter nas suas traseiras uma pequena capela dedicada ao Senhor dos Aflitos, a quem muitos olhanenses dedicam a sua devoção.