A ILUNION Hotels e a Les Roches Global Hospitality Education revelaram os resultados do 1º Barómetro de Inovação Hoteleira durante o III Global Summit by ILUNION Hotels. Este estudo oferece uma visão abrangente de como mais de 40 empresas hoteleiras internacionais de diferentes dimensões estão a adotar a inovação para aumentar a sua competitividade e responder às futuras exigências do mercado.
O relatório oferece um retrato do nível de maturidade da inovação no setor hoteleiro. Além disso, serve pretende funcionar como uma ferramenta de referência para identificar a posição de uma empresa hoteleira em relação ao resto do mercado. O estudo avaliou sete variáveis-chave: estratégia, tecnologia, estrutura e processos, ecossistema, cultura, inteligência competitiva e comunicação. O inquérito anónimo foi dirigido a CEOs e diretores de Inovação, Tecnologia e Transformação de media e grandes empresas hoteleiras, utilizando métricas objetivas.
Formação e Sinergias como Catalisadores da Inovação
Cerca de 60% dos inquiridos afirmaram que a sua marca não atribui qualquer orçamento específico para a inovação. Entre os que dispõem de um orçamento para a inovação, a maioria das iniciativas é conduzida por executivos de topo e não por especialistas na matéria. Os resultados mostram que apenas 25% das empresas oferecem programas de formação dedicados à inovação.
Como salienta o relatório qualitativo, a inovação vai para além da tecnologia; é um processo que cria valor ao longo de toda a cadeia de produção, com uma margem significativa para melhorias. A inovação está a emergir como uma ferramenta crítica para os hotéis anteciparem tendências futuras, responderem às necessidades dos clientes e dos funcionários e explorarem novas tecnologias.
Embora a maioria dos participantes apoie a colaboração e a sinergia entre empresas, o estudo revela que cerca de 50% deles ainda não estão interessados em colaborar com startups.
Além disso, mais de metade dos inquiridos afirma que as suas empresas aplicam a inovação de forma proativa, com o objetivo de se posicionarem como líderes de mercado ou pioneiros na indústria hoteleira. No entanto, menos de metade das empresas participantes aproveitam com sucesso as ideias e informações sobre inovação de outras indústrias.
Principais conclusões e futuras atualizações
O 1º Barómetro de Inovação Hoteleira demonstra que, embora a inovação seja impulsionada principalmente pela tecnologia e pelo alinhamento estratégico com o mercado, a liderança, a formação e as parcerias corporativas ainda estão em falta para uma maior evolução.
“Este barómetro não só avalia o estado atual da inovação, mas também serve como uma ferramenta estratégica para as empresas hoteleiras medirem, compreenderem e melhorarem as suas capacidades de inovação”, afirmou Carlos Bello, diretor de Inovação da ILUNION Hotels. “A inovação é um fator chave de diferenciação num mercado tão competitivo e este barómetro mostra-nos a direção que devemos tomar”, acrescentou.
A Les Roches também sublinha a importância da inovação como fator de competitividade: “Este estudo incentiva as empresas hoteleiras a tomarem medidas decisivas para melhorar os seus processos e serviços, mostrando que a colaboração com startups, bem como com organizações académicas, públicas e tecnológicas, é essencial”, disse Susana Garrido, diretora de Inovação (Spark X Foundation) e EdTech na Les Roches.
Carlos Díez de la Lastra, diretor executivo da Les Roches, acrescenta: “Estamos no momento perfeito para promover uma cultura de inovação. As nossas empresas dispõem de todas as ferramentas necessárias para desenvolver projetos competitivos que acrescentem valor ao nosso mercado. Dois aspetos fundamentais são cruciais neste contexto: a formação e a criação de um ecossistema inovador que se inspira noutros setores, criando sinergias e acordos mutuamente benéficos.”
O Barómetro da Inovação será realizado periodicamente, permitindo às empresas acompanhar o progresso dos seus esforços de inovação e continuar a promover melhorias.