IMEX 2023: Centro de Congressos do Algarve quer “entrar nos diferentes tipos de mercados e segmentos”

O Algarve já um destino de eleição para o segmento de MICE: “A região tem vindo, sem dúvida, a cresce bastante para o turismo nacional e estrangeiro”, começa por dizer Carina Ferreira, Director of Sales do Centro Congressos do Algarve, destacando que, “até agora, havia muita procura por Lisboa e Porto, mas vemos o Algarve como um destino alternativo” nesse sentido.

Em declarações à Ambitur.pt, a responsável parece não ter dúvidas sobre o progresso que o Centro de Congressos do Algarve soube fazer em matéria de congressos e eventos, uma vez que está a “desenvolver bastante” esta vertente: “Todos conhecem o Porto e Lisboa e o Algarve está destacar-se bastante porque faz com que tenhamos uma vantagem competitiva, de forma a que os clientes não repitam os seus destinos e tenham uma alternativa nova”.

A presença na IMEX reveste-se assim de grande importância, até porque “queremos garantir que estamos na principais feiras destinadas aos congressos e eventos” e o Centro de Congressos do Algarve é um dos espaços principais no Algarve e em Portugal: “O mercado europeu está aqui bem representado, sendo o local ideal para conseguirmos atraí-lo”.

Sobre o tipo de plano que o Centro de Congressos do Algarve aposta para captar negócios, Carina Ferreira refere que, das várias estratégias de venda, marcar presença na IMEX e noutras feiras internacionais é algo obrigatório: “Tentamos buscar diferentes públicos ou mercados, mas também diferentes tipos de clientes, não só os congressos nacionais e internacionais, mas também clientes corporativos, associações ou eventos desportivos”. Aliás, os eventos desportivos de golfe têm sido um grande aposta: “Por isso, tentamos entrar nos diferentes tipos de mercados e nos diferentes tipos de segmentos”, afinca.

Para este ano, o Centro de Congressos do Algarve já tem a agenda bem composta, havendo ainda algumas datas disponíveis, algo que Carina Ferreira espera fechar na IMEX 2023: “Temos esse objetivo de conseguir novos negócios para essas datas”. As expectativas para os dias de feira que se seguem são, assim, muito positivas: “Esperamos conseguir ter bons contactos, rever clientes habituais, angariar novos clientes e esperamos conseguir bons negócios para o futuro”. Quanto ao ano de 2023, a responsável também prevê um “ano excelente”, estando já com os “olhos” em 2024: “Estamos a trabalhar para que seja ainda melhor do que este ano”, remata.

A Ambitur.pt rumou a Frankfurt, cidade onde está a decorrer a IMEX. De 23 a 25 de maio, a Messe Frankfurt é palco de umas das feiras mais importantes para o Turismo de Negócios. Este ano, a aposta está muito centrada nos negócios “face to face”, sendo que a organização prometeu alterações para reafirmar o compromisso com o poder dos negócios presenciais.

Cristiana Macedo, na IMEX Frankfurt, em Frankfurt (Alemanha)