IMEX 2023: “Queremos continuar a desafiar os limites e a partilhar o nosso conhecimento com a indústria”

A IMEX Frankfurt volta a realizar-se este ano entre 23, e 25 de maio, nesta cidade alemã, tendo já mais de 3500 buyers registados e cerca de três mil empresas expositoras de mais de 100 países. Carina Bauer, CEO do Grupo IMEX, afirmou à Ambitur que o sucesso deste evento reside no facto de ser presencial. Por isso, embora no ano passado a organização tenha optado por realizar algumas sessões online, este ano voltou a concentrar-se na experiência cara-a-cara, “dando aos participantes a melhor oportunidade para se encontrarem, fazerem negócios e aprenderem no local”, explicou. E garante que, este ano, quem estiver na Messe Frankfurt irá certamente observar “várias alterações na forma como a feira se apresenta que elucidam bem o nosso compromisso para com o poder das reuniões de negócio presenciais, mais forte do que nunca”.

As empresas e regiões portuguesas irão, uma vez mais, marcar presença nesta feira dedicada ao setor de M&I (Meetings & Incentives), algo que acontece desde 2003. E, segundo Carina Bauer, ao longo dos anos, Portugal “criou stands magníficos e criativos, frequentemente uma das primeiras imagens que as pessoas veem ao entrar nos halls do recinto. A sua vitalidade e movimento transmitem um sinal positivo às pessoas que passam por essas portas”. Adiantando que o stand de Portugal, este ano, terá a mesma dimensão do ano passado, a responsável estima que estejam presentes cerca de 70 parceiros portugueses.

A IMEX Frankfurt será palco da apresentação de várias novidades a nível de novas propriedades, novas tecnologias e experiências, tais como a expansão do aeroporto de Hong Kong, a reabertura do Cairns Convention Centre ou, no caso português, o lançamento do Viceroy Resort at Ombria Algarve este outono, que representa a estreia da marca Viceroy Hotels & Resorts na Europa do sul.

Além disso, haverá cerca de 150 eventos de networking durante os dias da feira, com marcas como a Google, a Encore ou a DRPG & Maritz a desvendar conhecimentos inovadores que prometem surpreender, avança a CEO do Grupo IMEX. No espaço People & Planet Village é possível aceder a informações sobre eventos sustentáveis.
Carina Bauer sugere ainda que todos visitem o Hall 9, onde se realizarão a maior parte das atividades experienciais e de aprendizagem. Para quem visita a IMEX Frankfurt pela primeira vez, a organização lança excursões guiadas na terça-feira de manhã, na companhia de um membro da equipa.

Destaque ainda para várias sessões que terão lugar no dia anterior ao arranque da feira, 22 de maio, e que abordarão temas como a complexidade de realizar eventos num mundo híbrido, com a ICCA, AMC Institute, AC Forum, ASAE, EASAE e Global Association Hubs.

A CEO da IMEX Frankfurt acredita que “fazer negócios cara a cara e networking continuam a ser os principais motivos para visitar a feira”. Além disso, a organização melhorou a experiência para que os participantes possam personalizar a sua presença na IMEX Frankfurt, permitindo-lhes explorar ao seu ritmo e de acordo com as suas preferências, explica. “Queremos que desfrutem de uma experiência individual e micro de um evento macro, algo que os participantes em eventos desejam agora”, frisa.

Carina Bauer refere ainda que “a IMEX ficou conhecida por estar na vanguarda da inovação com novas tecnologias, designs experimentais, formatos educativos e produtos testados nas nossas feiras”. E confirma que “queremos continuar a desafiar os limites, a experimentar novas atividades e, muito importante, a partilhar o nosso conhecimento com a indústria”. Algo que é possível graças ao facto de acompanharem os mais recentes acontecimentos na indústria e de aprenderem com parceiros e stakeholders, bem como por frequentarem outros eventos.

Por Inês Gromicho