Parece que o objetivo de continuar a tornar o Algarve (também) num destino MICE voltou a fazer as malas e rumou à IMEX. Pedro Moura, MICE Manager da Details – Hospitality, Sports, Leisure, embarcou ao lado deste propósito.
Em conversa com a Ambitur.pt, o responsável revelou ser muito importante o grupo participar em mais uma edição desta feira de turismo de negócios, pois é um certame que permite juntar todas as marcas internacionais, todos os destinos, colegas, agências e empresas, num ambiente de curiosidade para saber as situações dos hotéis e que novos produtos há para oferecer.
Em relação ao que a Details vem apresentar este ano, Pedro Moura falou num ”game changing” no setor MICE, com uma mudança da perspetiva de negócio dentro do grupo: “estamos fortemente implementados no Algarve e queremos que este seja um destino MICE por excelência dentro do turismo de Portugal”.
Entre os produtos em destaque para os buyers, em 2025, está o Hilton Vilamoura, que foi completamente renovado, e um projeto de um cluster MICE, igualmente em Vilamoura, com as antigas unidades Dom Pedro, que estão a ser alteradas para Hyatt Regency e Canopy by Hilton.
Desta forma, “o nosso principal objetivo é promover Vilamoura e o Algarve como um forte componente MICE a nível europeu e mundial”. Este desígnio foca-se nos mercados tradicionais (alemão, britânico, francês), “mas acima de tudo no mercado norte-americano”, que agora pode ser fortalecido pela mais recente ligação direta entre Faro e EUA, operada pela United Airlines.
Sobre conjugar lazer e business, o MICE Manager vê um forte potencial nessa proposta: “não encaramos o negócio MICE como apenas salas de reuniões e quartos; encaramos muito no conceito de leisure”. “As pessoas vão em trabalho, mas conseguimos oferecer um conjunto de facilidades e experiências que acabam por tornar a estadia diferente de um hotel de cidade”, explicou Pedro Moura, exemplificando com o golfe, a gastronomia e as praias.
Para o próprio, é fundamental criar “momentos wow” para este segmento, para que desperte a vontade nas pessoas de revisitar o Algarve apenas em lazer, com amigos ou em família.
A IMEX é uma feira anual, focada no turismo de negócios, onde Portugal se tem apresentado nos últimos anos. Este ano, o evento aconteceu de 20 a 22 de maio, na Messe Frankfurt.
Por Diana Fonseca, na IMEX Frankfurt (Alemanha)