Imposto turístico em Cabo Verde disparou mais de 500% em 2022

Segundo a Agência Lusa, o relatório do Ministério das Finanças cabo-verdiano dá conta de 5,8 milhões de euros arrecadados com o imposto turístico em 2022. O valor traduz-se num aumento de 560% face ao a 2021, superando o que era esperado inicialmente pelo governo.

Esta escalada da taxa paga obrigatoriamente pelos turistas representou no ano anterior 13,2% do orçamento do Estado de Cabo Verde, que esperava apenas ganhar 4,3 milhões de euros.

O imposto turístico vai aumentar 25% já este ano, passando a custar 2,5 euros (276 escudos) por noite, e o governo cabo-verdiano espera assim arrecadar cerca de 8,6 milhões de euros, prevendo a alteração no artigo 24º da lei do Orçamento do Estado para 2023.

A retoma da atividade turística depois da pandemia, altura que o país viu a procura cair mais de 60%, é um bom presságio para o setor que representa 25% do PIB (Produto Interno Bruto) de Cabo Verde.

“Com o compromisso que nós temos, que é de eliminar a pobreza extrema e reduzir a pobreza absoluta, entendemos que poderia ser uma forma de financiar o fundo MAIS, que permite fazer um investimento forte na área social, na construção de creches, espaços de tempo para juventude, espaços para terceira idade e entendemos que poderíamos aumentar em 50 cêntimos, ou seja 50 escudos, a taxa turística paga pelos turistas quando pernoitam nos hotéis”, explicou o ministro Carlos Santos.