O NEST – Centro de Inovação do Turismo, projeto âncora da iniciativa Turismo 4.0 com o objetivo de posicionar ainda mais Portugal como líder global de inovação no setor, é inaugurado na quinta-feira, 18 de julho, às 16h30, na Covilhã (Praça do Município), pelo ministro Adjunto e da Economia, Pedro Siza Vieira, e pela secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho.
Segundo a nota enviada pelo Turismo de Portugal, o NEST tem a missão de “promover a inovação” e o “uso da tecnologia” na cadeia de valor do turismo assumindo como prioridades de atuação: a experiência dos turistas, big data & analytics, soluções em sustentabilidade e competências digitais. O objetivo é apoiar o desenvolvimento de novas ideias de negócio, a experimentação de projetos e a capacitação das empresas na transição para a economia digital, posicionando-se como um polo de referência internacional em termos de empreendedorismo e desenvolvimento de soluções inovadoras para o setor.
A localização da sede, na Covilhã, é também inovadora, indo ao encontro dos objetivos da Estratégia Turismo 2027 de criar valor por todo o território, ao longo de todo o ano.
O NEST – Centro de Inovação do Turismo é uma associação de direito privado sem fins lucrativos, constituída em fevereiro de 2019 por oito entidades fundadoras: ANA Aeroportos, Brisa, Google, Microsoft, Millennium BCP, NOS, BPI e Turismo de Portugal.