Indemnizações por atrasos e cancelamentos aéreos no verão superam 46 milhões de euros

Os passageiros afetados este verão por atrasos e cancelamentos de voos em Portugal podem reclamar até 46 milhões de euros. Segundo dados da Gate28 , a primeira companhia espanhola com sucursal em Portugal que oferece um serviço de reclamações de compensação por atraso ou cancelamento de voo a nível europeu, 133.650 passageiros que voaram desde ou para Portugal entre 1 de junho e 31 de agosto sofreram até 891 incidências indemnizáveis, 5,5% mais do que no último verão, quando foram registados 844 cancelamentos e atrasos. Nos meses do verão de 2016, 126.600 passageiros afetados puderam reclamar até 44 milhões de euros.

Este verão, a percentagem de voos com direito a compensação foi de 69%. Durante este período, registou-se um total de 633 voos que acumulem um atraso de mais de três horas e 650 cancelamentos (com um total de 1.283 incidências).

Estadísticas da Gate28 situam 24 de julho como o pior dia do verão para voar desde ou para Portugal devido às 67 incidências que se produziram com motivo de ventos fortes registados no Funchal, cifra que supõe 7,5% dos atrasos e cancelamentos indemnizáveis de todo o verão. No lado oposto, 15 de junho assinala-se como o melhor dia para voar com só dois atrasos e cancelamentos.

De acordo com a legislação europeia, os voos com menos de 1.500 quilómetros de percurso que sejam cancelados ou que acumulem um atraso de mais de três horas podem equivaler a compensações até 250 euros por pessoa. Os voos com um trajeto entre 1.500 e 3.500 quilómetros permitem uma indemnização de até 400€, enquanto a indemnização para os voos que superem os 3.500 quilómetros de viagem pode ir até 600€.

Uma calculadora de indemnizações por voo atrasado
A Gate28 acaba de lançar em Portugal uma calculadora de indemnizações que permite saber se um passageiro tem direito a reclamar uma indemnização com um valor de até 600€ por pessoa. Com o apoio da Lennoc Flight Intelligence, os passageiros podem saber a cada instante e de forma gratuita, se têm direito a reclamar e o montante que poderiam conseguir como indemnização.