Indie Campers lança manual com boas práticas de caravanismo

Com o início do verão, a Indie Campers lança um manual com boas práticas de caravanismo, destinado a todos os viajantes que estejam a preparar as suas férias para os próximos meses.

Dados da European Caravan Federation revelam que em 2018 houve um aumento de 12,9% no registo de novas caravanas na Europa, com todos os países, à exceção da Suíça, a registarem aumentos face a 2017. Só em Portugal, o número de novas caravanas aumentou 16,9%, revelando que existe uma adesão crescente à pratica de caravanismo no nosso país.

“A preocupação da Indie Campers com as boas práticas de caravanismo é algo que nos tem acompanhado desde o início, sendo que consideramos importante a realização de práticas de sensibilização para este tema, sobretudo com este tipo de férias a crescer em Portugal e na Europa”, afirma Hugo Oliveira, CEO da Indie Campers.

Boas Práticas de Caravanismo

Num registo descontraído, a Indie Campers destaca seis boas práticas para todos os indies que estejam a preparar as suas viagens:

– Planeia onde vais ficar em antemão, mas mantém-te flexível. Nunca é agradável estar à procura de um sítio para dormir às 2h00 da manhã;

– Protege os animais, as plantas e os ecossistemas. Sê cuidadoso na hora de acampar e tenta não danificar animais e plantas. Alguns ecossistemas são muito frágeis e não conseguem defender-se. Cabe-te a ti fazê-lo;

– Nunca mostres o interior da tua ‘casa’ em público. Podes atrair olhares de pessoas curiosas;

– Mantém o teu acampamento limpo de restos de comida para evitar atrair animais selvagens;

– Respeita as comunidades locais. Lá porque estás de férias, não significa que os outros também estão. Certifica-te que és respeitador e não faças barulho à noite se estiveres a acampar junto a outras pessoas;

– Não deixes o lixo espalhado. Deixa o teu acampamento tão ou mais limpo do que estava quando lá chegaste (nunca é uma coisa má usares as tuas próprias mãos para ajudar o ambiente).

Em 2018, a Indie Campers duplicou a sua presença na Europa, passando a estar em dez países e a operar com 650 carrinhas, o que se traduziu num crescimento da frota em 63%. Este crescimento deve-se também ao aumento de procura por parte dos viajantes, que quer seja em registo familiar ou com amigos, optam cada vez mais por este tipo de viagens de aventura.