A IndiGo, a Delta Air Lines, a Air France-KLM e a Virgin Atlantic acabam de anunciar um Memorando de Entendimento com vista à construção de uma parceria líder no setor capaz de ligar a Índia à Europa e à América do Norte, com ambições de crescer e evoluir para uma escala global.
A Índia, um dos mercados de aviação que mais cresce no mundo, está no centro desta colaboração. Ao ligar a extensa rede doméstica da IndiGo com a robustez da Delta na América do Norte e no eixo transatlântico, o amplo alcance da Air France-KLM na Europa e na América do Norte e a presença da Virgin Atlantic no RU e no eixo transatlântico, a parceria está pronta a oferecer aos viajantes um acesso mais amplo, viagens mais tranquilas e uma experiência mais consistente em todos os continentes. Ao ligar dezenas de cidades nos EUA, Canadá, Europa e Índia, as companhias pretendem satisfazer a crescente procura por viagens internacionais, ao mesmo tempo que criam novos padrões de conectividade e cooperação na aviação global.
A IndiGo mantém parcerias com a Air France-KLM e a Virgin Atlantic – no primeiro caso, desde 2022. Desde então, os clientes da Air France, KLM e Virgin Atlantic têm acesso a mais de 30 pontos da IndiGo na Índia. Mais recentemente, a IndiGo anunciou o início dos serviços para a Europa, o que, além de expandir a parceria existente com os voos transatlânticos da Air France-KLM e da Virgin Atlantic, facilita uma nova oportunidade de parceria entre a IndiGo e a Delta, permitindo aos clientes da Indigo ligarem-se à ampla rede transatlântica da companhia norte-americana. Após a conclusão dos contratos comerciais e dos procedimentos regulamentares que permitem à IndiGo vender os voos de parceiros como se fossem seus, sob os seus próprios códigos de marketing 6E, os clientes da IndiGo vão poder reservar viagens de continuação em voos selecionados operados pelos seus parceiros internacionais, facilitando o acesso a destinos na Europa e na América do Norte.
Entre eles, estão:
- Os voos KLM de Amesterdão para 30 destinos na Europa
- Os voos da Delta e da KLM de Amesterdão para os EUA e Canadá
- Os voos da Virgin Atlantic de Manchester para os Estados Unidos
Por sua vez, a nova rota recentemente anunciada pela KLM, ligando Amesterdão a Hyderabad, oferece mais oportunidades de cooperação com a IndiGo. Com o lançamento desta rota em setembro de 2025, a Air France-KLM vai começar a vender voos da IndiGo para 24 destinos além de Hyderabad.
Anteriormente, a IndiGo anunciou que vai aumentar a sua frota de aviões B787 em regime de leasing para seis ainda este ano e tem uma encomenda firme de longo prazo de 30 Airbus A350-900, com opção para
mais 70. À medida que estas aeronaves se juntam à frota da IndiGo, a expansão de longo curso da companhia permitirá uma cooperação mais ampla e aprofundada com a Delta, a Air France-KLM e a Virgin
Atlantic.
A Delta, por sua vez, planeia retomar os serviços para a Índia com voos diretos entre Atlanta e Deli, sujeitos às autorizações governamentais necessárias. A data de início do serviço será anunciada posteriormente.
O Memorando de Entendimento cria também um quadro para uma colaboração mais estreita entre as transportadoras aéreas, tanto bilateral como multilateralmente; contempla a colaboração comercial,
incluindo rede, fidelização, carga e vendas, sujeitas às aprovações regulamentares necessárias. Nos
domínios não comerciais, a cooperação pode incluir, nomeadamente, a manutenção de aeronaves, a sustentabilidade, a formação e a assistência em terra. E com o objetivo de servir eficazmente os clientes partilhados, reconhece ainda a necessidade de desenvolver uma colaboração avançada através do uso de tecnologia.