Indra desenvolve plataforma para gestão inteligente do turismo em Espanha

As mais de 27.000 empresas que se dedicam ao turismo e lazer na província espanhola de Pontevedra têm já à sua disposição uma avançada plataforma tecnológica para facilitar a gestão inteligente dos recursos e a criação de ofertas personalizadas a partir da experiência de cada turista. Os profissionais e empresários do sector podem ligar-se através de uma extranet para editar informação, comercializar produtos e criar eventos sociais a partir de qualquer local e os turistas podem aceder a um serviço completo personalizável que é monitorizado em tempo real. A plataforma inclui um novo portal de promoção e comercialização do destino turístico das Rias Baixas (www.turismoriasbaixas.com), que se encontra também disponível em Português e está a ser desenvolvido pela multinacional de consultoria e tecnologia Indra, sob a orientação da Delegação de Pontevedra e da Escola de Organização Industrial (EOI). O que diferencia esta plataforma face a outros portais de turismo é a sua capacidade de entender o que pode precisar ou procurar o turista. A plataforma integra o conhecimento que vai sendo adquirido pelo utilizador enquanto navega por ela, com dados, informação e serviços que oferece. Outra das grandes novidades é a incorporação de um sistema de gestão de recursos turísticos que permite aos proprietários de empresas ou estabelecimentos (agências, hotéis, albergues, restaurantes, adegas, etc.) manter e actualizar directamente a informação que se publica no portal sobre disponibilidade, promoções ou ofertas de “último minuto”. A mobilidade e realidade aumentada estão também integradas no portal da plataforma. Para além de facilitar o acesso a conteúdos através de todo o tipo de dispositivos móveis (PC, tablet, smartphone), está previsto para breve a operacionalização de três aplicações móveis específicas. O arranque do projecto, trará aos turistas uma informação de maior qualidade e irá ajudá-los a melhor a planificação das suas viagens, ao contarem com um espaço pessoal para armazenar todos os pontos de interesse ou opinar sobre eles. Adicionalmente, podem usufruir de todas as vantagens de integração com dispositivos móveis e poderão analisar, no mesmo espaço e de forma homogénea, informação de interesse turístico e dos próprios estabelecimentos (serviço completo do destino).