Indústria de cruzeiros espera superar os 25 milhões de passageiros em 2017

Indústria de cruzeiros espera superar os 25 milhões de passageiros em 2017

Categoria Business, Empresas

Ao longo deste ano, a indústria de cruzeiros espera um total de 25,3 milhões de passageiros, quase mais 10 milhões do que em 2007, conforme adianta a Cruise Lines International Association (CLIA).

Para isso, em 2017 este setor lançará 26 novos navios (13 oceânicos e 13 fluviais), que correspondem a um investimento de 4,2 mil milhões de euros (dados relativos a navios sob encomenda em Dezembro de 2016).

O relatório prevê ainda que na próxima década, o setor totalize um investimento de 37,3 mil milhões de euros em 93 novos navios. Destes, além dos 26 navios de 2017, 17 (15 oceânicos e 2 fluviais) serão lançados em 2018, 22 (20 oceânicos e 2 fluviais) em 2019 e 32 (todos oceânicos) entre 2020 e 2026, refere o documento, com base no número de encomendas previstas.

No documento apresentado, a CLIA traça também novas tendências para este mercado, nomeadamente pela entrada no negócio de uma nova geração, num volume crescente de profissionais e o aumento do recurso às agências de viagens por parte dos consumidores.

Entre as tendências em expansão, a CLIA regista também o interesse por destinos (portos) que proporcionem experiências interessantes aos viajantes, em particular, destinos de aventura e o interesse despertado pela gastronomia a bordo, muitas vezes com propostas de conhecidos chefs internacionais.

“A indústria de cruzeiros está a responder à procura global e está encorajada pelas perspetivas de curto e longo prazo”, sustenta Cindy D’Aoust, presidente e CEO da CLIA. “Desde as inovações tecnológicas e lançamento de novos navios a novos destinos e portos em todo o mundo, a indústria continua a responder aos desejos dos viajantes, do que resulta um crescimento estável e um forte impacto económico do setor em todo o mundo”, acrescenta o responsável.