Indústria de cruzeiros espera superar os 25 milhões de passageiros em 2017

Ao longo deste ano, a indústria de cruzeiros espera um total de 25,3 milhões de passageiros, quase mais 10 milhões do que em 2007, conforme adianta a Cruise Lines International Association (CLIA).

Para isso, em 2017 este setor lançará 26 novos navios (13 oceânicos e 13 fluviais), que correspondem a um investimento de 4,2 mil milhões de euros (dados relativos a navios sob encomenda em Dezembro de 2016).

O relatório prevê ainda que na próxima década, o setor totalize um investimento de 37,3 mil milhões de euros em 93 novos navios. Destes, além dos 26 navios de 2017, 17 (15 oceânicos e 2 fluviais) serão lançados em 2018, 22 (20 oceânicos e 2 fluviais) em 2019 e 32 (todos oceânicos) entre 2020 e 2026, refere o documento, com base no número de encomendas previstas.

No documento apresentado, a CLIA traça também novas tendências para este mercado, nomeadamente pela entrada no negócio de uma nova geração, num volume crescente de profissionais e o aumento do recurso às agências de viagens por parte dos consumidores.

Entre as tendências em expansão, a CLIA regista também o interesse por destinos (portos) que proporcionem experiências interessantes aos viajantes, em particular, destinos de aventura e o interesse despertado pela gastronomia a bordo, muitas vezes com propostas de conhecidos chefs internacionais.

“A indústria de cruzeiros está a responder à procura global e está encorajada pelas perspetivas de curto e longo prazo”, sustenta Cindy D’Aoust, presidente e CEO da CLIA. “Desde as inovações tecnológicas e lançamento de novos navios a novos destinos e portos em todo o mundo, a indústria continua a responder aos desejos dos viajantes, do que resulta um crescimento estável e um forte impacto económico do setor em todo o mundo”, acrescenta o responsável.