Indústria dos cruzeiros reúne em Madrid com desafios da sustentabilidade e inflação no horizonte

A 12ª edição do International Cruise Summit vai realizar-se entre 15 e 16 de novembro, em Madrid, no Hotel Meliá Castilla, juntando os mais proeminentes profissionais da indústria dos cruzeiros.

Este setor enfrenta o futuro com otimismo, desfrutando de níveis de reservas muito promissores que poderiam catapultá-lo para números recorde em 2023. Mas, em simultâneo, depara-se com as dificuldades do atual contexto, com taxas de inflação elevadas nos produtos básicos e preços de combustível altos.

28 dos novos navios que se irão estrear nos próximos anos vão usar o Gás Natural Liquefeito (GNL) como combustível de transição mais limpo, mas cujo preço duplicou em apenas um ano. Este é apenas um exemplo das dificuldades que esta indústria encontra pela frente na sua meta da descarbonização, que também envolve os portos com tomadas elétricas para abastecer os navios com energia verde quando estes estão atracados para que possam desligar os seus motores. Somente alguns portos a nível mundial têm este sistema, que exige grandes investimentos, embora haja já vários projetos em desenvolvimento.

A indústria dos cruzeiros já está a desenvolver vários projetos de navios alimentados a hidrogénio. Um exemplo é a Northern Xplorer, que pretende construir o primeiro navio com zero emissões, no estaleiro da WestSea, em Portugal. O CEO da empresa vai apresentar este projeto no congresso de Madrid.

Executivos de topo, executivos internacionais, autoridades portuárias, agentes de viagens e empresas e especialistas do setor estarão presentes naquele que é um dos mais importantes congressos do setor a nível mundial. No evento estarão oradores como Mario Zanetti, presidente da Costa Crociere; Wybcke Meier, CEO da TUI Cruises; Mehmet Kutman, president e CEO da Global Ports Holding; Michael Ungerer, CEO da Explora Journeys; Andrea Zito, CEO da Swan Hellenic; Moran Mano, vice-presidente e diretor geral da Mano Maritime; e Eithne Williamson, vice-presidente da Princess Cruises UK & Europe, entre outros.

Durante dois dias, vão debater-se temas como a recuperação da indústria e dos destinos, os desafios de recrutar todos os trabalhadores de que o setor precisa e de como voltar aos níveis pré-pandémicos de vendas e preços. Tópicos como seguros marítimos, inovação digital e cruzeiros fluviais, que estão em crescimento, também serão abordados.