No 4º trimestre de 2022, os aeroportos nacionais movimentaram 13,9 milhões de passageiros, correspondendo a um crescimento de 41,9% face ao mesmo período de 2021. Comparando com o 4ºT 2019, registou-se um crescimento de 3,7%.
No mesmo trimestre de 2022, foram transportados 45,9 milhões de passageiros por comboio e 62,1 milhões por metropolitano (+15,5% e +27,6%, pela mesma ordem, face ao 4ºT 2021). Face a idêntico período de 2019, registaram-se decréscimos de 6,3% e 17,1%, respetivamente.
No 4º trimestre de 2022, o transporte de passageiros por via fluvial aumentou 20,1% relativamente ao 4ºT 2021, atingindo 4,5 milhões de passageiros e diminuindo 15,0% face ao 4ºT 2019.
Os resultados preliminares de 2022 revelam um crescimento no transporte de passageiros por via aérea (+121,7%; +39,2% em 2021), por comboio (+42,1%; +18,1% em 2021), por metropolitano (+58,5%; -2,4% em 2021) e por vias fluviais(+42,5%; +2,0% em 2021). Face a 2019, registaram-se variações de -5,6%, -2,1%, -19,3% e -16,8%, respetivamente.
Transporte de passageiros por vias navegáveis aumentou, mas sem atingir os valores de 2019
No 4º trimestre de 2022, o transporte de passageiros por via fluvial aumentou 20,1% relativamente ao 4ºT 2021
(+24,7% no 3ºT 2022), atingindo 4,5 milhões de passageiros, mas verificando-se ainda uma redução de 15,0% em relação ao 4ºT 2019. O transporte de passageiros no rio Tejo aumentou 20,9% (+36,4% no 3ºT 2022), tendo movimentado 4,2 milhões de passageiros (-16,2% face ao 4ºT 2019).
Os resultados anuais preliminares de 2022 indicam aumentos de 42,5% no número de passageiros (19,0 milhões) e 16,5% nos veículos transportados face ao ano de 2021, após os aumentos mais ténues verificados no ano anterior (+2,0% e +3,2%, respetivamente). Face a 2019, registaram-se diminuições de 16,8% no número de passageiros e 13,4% no número de veículos transportados.
Transporte aéreo de passageiros no 4º trimestre superou níveis de 2019, mas no total do ano os valores ficaram abaixo dos observados no período pré-pandemia No 4º trimestre de 2022, aterraram nos aeroportos nacionais cerca de 52,8 mil aeronaves em voos comerciais (+21,5% face ao trimestre homólogo de 2021) e registou-se o movimento de 13,9 milhões de passageiros (embarques, desembarques e trânsitos diretos), representando um crescimento de 41,9%. O movimento de carga e correio ascendeu a 56,6 mil toneladas (-0,9%). Comparando com o 4ºT 2019, registaram-se crescimentos de 1,9% nas aeronaves aterradas e 3,7% nos passageiros movimentados e um decréscimo de 3,8% no movimento de carga e correio.
No 4º trimestre de 2022, o aeroporto de Lisboa concentrou 53,3% do movimento total de passageiros (7,4 milhões), registando um aumento de 46,6%, o que correspondeu a um crescimento de 0,6% face ao 4º T 2019 (+5,3% no 3ºT 2022).
O aeroporto do Porto registou o segundo maior volume de passageiros movimentados do país (22,5%; +40,1% face ao 4ºT 2021), atingindo 3,1 milhões, superando em 2,6% o valor atingido no 4ºT 2019 (+2,0% no 3ºT 2022).
No aeroporto de Faro, registou-se o movimento de 1,6 milhões de passageiros (11,4% do total; +35,5% face ao 4ºT 2021), correspondendo a um acréscimo de 0,6% comparando com o 4ºT 2019 (-9,8% no 3ºT 2022).
O volume de passageiros movimentados no aeroporto do Funchal correspondeu a 994,2 mil passageiros (+43,7% face ao 4ºT 2021) e superou em 36,0% o valor atingido no 4ºT 2019 (+30,3% no 3ºT 2022).
O movimento de passageiros no aeroporto de Ponta Delgada aumentou 25,4% face ao 4ºT 2021, tendo crescido 12,2% face ao 4ºT de 2019 (+9,6% no trimestre anterior).
No 4º trimestre de 2022, o tráfego aéreo internacional movimentou 11,3 milhões de passageiros, tendo concentrado 81,3% do tráfego total. O peso do movimento internacional ascendeu a 93,6% em Faro, 88,4% em Lisboa e 85,5% no Porto. O número de aeronaves aterradas e o número de passageiros desembarcados diariamente no 4º trimestre de 2022, foram muito semelhantes aos níveis anteriores à pandemia.
De acordo com os resultados anuais preliminares de 2022, o número de aeronaves em voos comerciais que aterraram nos aeroportos nacionais aumentou 61,7% (+34,2% em 2021), atingindo um total de 217,6 mil. O movimento de passageiros ascendeu a 56,8 milhões em 2022, refletindo um crescimento de 121,7% (+39,2% em 2021). O tráfego internacional de passageiros aumentou 137,9% (+31,7% em 2021) e abrangeu 80,8% do total de passageiros (+5,5 p.p. face a 2021).
Comparando com 2019, registaram-se reduções de 4,5% no número de aeronaves aterradas e 5,6% no número de passageiros movimentados e um crescimento de 5,8% na carga e correio movimentado.
Em 2022, o Reino Unido foi o principal país de origem e de destino dos voos (2ª posição em 2021 e 2020), superando a França, que ocupou a 2ª posição. Espanha ocupou a 3ª posição, superando a Alemanha, que ficou na 4ª posição. Itália ocupou a 5ª posição entre os principais países de origem e de destino, que em 2021 e 2020 tinha sido ocupada pela Suíça.
Transporte ferroviário de passageiros e de mercadorias em níveis muito próximos do período pré-pandemia
No 4º trimestre de 2022, foram transportados por comboio 45,9 milhões de passageiros, mais 15,5% comparativamente ao 4ºT 2021. Desses passageiros, 41,7 milhões circularam em transporte suburbano (+14,3% que no 4ºT 2021), 4,3 milhões em tráfego interurbano (+28,3%) e 24 mil em transporte internacional (+65,4%). Comparando com o 4ºT 2019, verificou-se uma diminuição de 6,3% no transporte de passageiros por comboio, nomeadamente em tráfego suburbano (-7,2%) e em tráfego internacional (-45,5%). O tráfego interurbano apresentou uma melhoria de 4,1% face ao período pré-pandemia.
Em termos anuais, os resultados preliminares de 2022 indicam um aumento de 42,1% no número total de passageiros transportados por comboio face a 2021. No entanto, comparativamente a 2019, ainda se mantém uma redução de 2,1% no transporte de passageiros por comboio, com especial incidência no tráfego internacional (-51,5%).
Procura nos metropolitanos aumentou, mas manteve-se abaixo dos níveis pré-pandemia
No 4º trimestre de 2022, circularam em metropolitano 62,1 milhões de passageiros, 27,6% acima do registo do 4ºT 2021 (+50,9% no trimestre anterior). Ainda assim, comparativamente ao 4ºT 2019, o número de passageiros transportados por metropolitano foi inferior em 17,1%. Comparando com o 4ºT 2021, foram transportados pelo Metro de Lisboa mais 29,2% de passageiros (-21,8% face ao 4ºT 2019), num total de 39,5 milhões de utentes. O Metro do Porto transportou igualmente mais 29,2% de passageiros que no 4ºT 2021 (18,4 milhões de passageiros), mas menos 7,8% que no 4ºT 2019. Com um total de 4,1 milhões de passageiros, a procura no Metro Sul do Tejo cresceu 9,3% (-5,3% em relação ao 4ºT 2019).
No 4º trimestre de 2022, a taxa de utilização da globalidade dos metropolitanos fixou-se em 20,8%, a mais alta desde o 1ºT 2020, tendo o Metro do Porto registado a taxa mais elevada (21,6%). A oferta de lugares-km aumentou 5,8% face ao mesmo período de 2021 (+0,8% face ao 4ºT 2019), embora com contributo negativo por parte do Metro Sul do Tejo (-8,0%).
Os resultados anuais preliminares de 2022 apontam para um acréscimo de 58,5% no número total de passageiros transportados por metropolitano face a 2021, após as reduções de 2,4% e 47,8% nos dois anos anteriores. Ainda assim, em 2022 o transporte de passageiros por metropolitano foi 19,3% inferior ao registo de 2019.