InnovTourism, coordenado pelo NEST, reconhecido como polo de inovação digital

by Inês Gromicho | 30 Junho 2021 12:17

No âmbito do Plano de Ação para a Transição Digital, o programa InnovTourism, coordenado pelo NEST – Centro de Inovação do Turismo, acaba de ser reconhecido como um dos polos de inovação digital e um proponente a European Digital Innovation Hub.

O NEST passa assim a integrar a Rede Nacional de Digital Innovation Hubs, a desenvolver em ligação com os clusters de competitividade e centros de interface tecnológico reconhecidos. Estas redes colaborativas incluem centros de competência digitais específicas, com o objetivo de divulgar e promover a adoção de tecnologia pelas empresas, sobretudo PME’s, e estarão ligadas à rede europeia que será dinamizada pela Comissão Europeia no âmbito do Programa Europa Digital.

Esta dotação levou em conta o critério de representatividade dos Estados-membros. De Portugal foram escolhidos sete, entre os quais o InnovTourism, único na Europa por estar totalmente focado em turismo.

Prosseguindo a missão de estimular redes e contribuir para a transfarência de conhecimentos, o NEST tem por objetivo permitir uma resposta imediata dentro do ecossistema do turismo – que conta já com 64 associados diretos, entre startups, PME’s e empresas do setor – através da identificação de necessidades e o desafio direto para desenvolvimento de serviços.

O NEST promove serviços de aceleração e incubação de startups, em articulação com uma rede de incubadoras, bem como a identificação das tendências internacionais de inovação no turismo, apoiando também a promoção internacional da inovação feita em Portugal.

Trata-se de um projeto âncora do Turismo 4.0, uma iniciativa conjunta do ministério da Economia, da secretaria de Estado do Turismo e do Turismo de Portugal, com o objetivo de promover ainovação na cadeia de valor do turismo, apoiando o desenvolvimento de novas ideias de negócio, a experimentação de projetos e a capacitação das empresas no domínio da inovação e da economia digital.

Este hub, inteiramente dedicado ao turismo, terá uma dotação anual de dois milhões de euros, para impactar o setor do turismo na sua transição digital.

Do consórcio fazem parte o NEST, as Escolas do Turismo, o ALgarve STP, o Madeira Hub, UnoNova CIT, Deloitte, IP Leiria, Beta-i e Portugal Venture.

Source URL: https://www.ambitur.pt/innovtourism-coordenado-pelo-nest-reconhecido-como-polo-de-inovacao-digital/