#Inovação: Builtrix “vislumbra um futuro onde o turismo sustentável é a norma”

A Ambitur.pt reconhece que a inovação é hoje uma prioridade no setor do turismo e, por isso, abordou 25 empresas que o NEST – Centro de Inovação do Turismo, apresentou recentemente, no âmbito da BTL, com o objetivo de darmos a conhecer o que estas startups trazem de novo ao setor.

É o caso da Builtrix, que foi criada em 2020 para ajudar operadores turísticos, agências de viagens e hotéis a “reduzirem as suas emissões de carbono e a melhorarem a sua eficiência energética e sustentabilidade”, com o uso desta plataforma.

Equipa Builtrix

A empresa foi fundada por Javad Hatami (CEO) e Mojtaba Kamarlouei (CTO) que, em conjunto, têm mais de uma década de experiência em dados, energia, sustentabilidade e empreendedorismo digital, e hoje também conta com Francisco Delca Pereira, cientista de dados.

E como funciona esta plataforma? “A plataforma data-driven simplifica o processo de obtenção de certificações de sustentabilidade”, começam por explicar, acrescentando que a mesma “automatiza muito dos processos manuais envolvidos na certificação, eliminando a necessidade de planilhas de Excel e outros métodos demorados, e fornece uma interface intuitiva e amigável que não requer amplo conhecimento no domínio da energia”.

“A plataforma da Builtrix permite que os seus clientes rastreiem as suas emissões de carbono e uso de energia, identifiquem áreas de melhoria e implementem estratégias para reduzir seu impacto ambiental”

Basicamente, a missão da startup passa por facilitar às empresas da área do Turismo e Hotelaria a obtenção de certificações ESG (Environmental, Social and Governance), sendo que “vislumbra um futuro onde o turismo sustentável é a norma e as empresas de viagens e hospitalidade operam ambientalmente e socialmente de forma responsável”.

E de forma a dar continuidade a este valor, a empresa garante que dá suporte e treino aos seus clientes sobre o uso da plataforma. E por isso, mais de mil edifícios e escritórios em Portugal, Itália, Suíça e França já contam com esta solução. Por exemplo, em território nacional, um dos mais recentes clientes é a Bestravel, que “está em processo de obtenção da certificação de sustentabilidade da Travelife e escolheu a Builtrix para agilizar o processamento dos seus dados ambientais”.

A verdade é que esta recolha de dados de energia dos clientes é facilitada pela parceria que a startup tem com um fornecedor de energia e um operador da rede em Portugal.

“Olhando para o futuro, espera-se que as soluções baseadas em dados continuem a desempenhar um papel significativo na promoção da sustentabilidade na indústria do turismo português”

Os fundadores da Builtrix acreditam que o uso de inteligência artificial (IA), big data e outras tecnologias emergentes poderá ser a solução para “ajudar as empresas de Turismo a tomar decisões mais informadas e a identificar oportunidades de melhoria”, sendo que “em Portugal, a sustentabilidade tornou-se uma questão cada vez mais importante”.

De acordo com a estratégia do Turismo para 2027, “mais de 90% das empresas deverão adotar medidas eficientes no uso de energia e água e desenvolver ações de gestão ambiental de resíduos”. Um estudo recente do Turismo de Portugal, aponta mesmo que “a sustentabilidade é um fator-chave para 52% dos turistas internacionais na escolha do seu destino” e que “70% dos turistas internacionais estão dispostos a pagar mais por experiências de turismo ecologicamente corretas”.

É nesta visão que a empresa quer investir, reconhecendo o “valioso apoio do NEST – Centro de Inovação e Turismo“, que “promove ativamente a Builtrix como uma startup líder nos setores de sustentabilidade e turismo em Portugal”.

Por Diana Fonseca