#Inovação: Esta startup encarrega-se da sua bagagem enquanto aproveita o destino antes do check-in

A Ambitur.pt continua a reconhecer que a inovação é uma prioridade no setor do turismo e, por isso, abordou empresas que o NEST – Centro de Inovação do Turismo, apresentou recentemente, no âmbito da BTL, com o objetivo de dar a conhecer o que estas startups trazem de novo ao setor.

É o caso da LuGGit que foi fundada em 2019 e que disponibiliza um serviço de recolha, armazenamento e entrega de bagagem. E como surge? Depois de Ricardo Figueiredo, co-founder e CEO, se ter debatido com um problema enquanto geria o seu próprio alojamento local, em Aveiro. “Os seus hóspedes colocavam-lhe de forma repetida a questão do que fazer com a sua bagagem antes do check-in ou depois do check-out. Após verificar que todas as soluções existentes se baseavam em localizações físicas (lojas) que obrigavam à deslocação dos hóspedes e nem sempre estavam disponíveis ou tinham capacidade para armazenar volumes maiores ou fora de formato, apercebeu-se que havia claramente uma necessidade do mercado por preencher”, explicam-nos os responsáveis.

Fundadores LuGGit

Esta empresa, também fundada por Diogo Correia, Hugo Fonseca e João Pedrosa, destina-se a turistas que chegam cedo a uma cidade e que só têm check-in pela tarde, mas que querem aproveitar a cidade desde o primeiro momento, sem a chatice de andar com as malas atrás. E o mesmo acontece para quem só abandona o destino ao fim do dia.

“A forma como a LUGGit chega a estes turistas é através da colaboração com hotéis, gestores de alojamento local e agências de viagens” e “o feedback tem sido excelente”, revelam. A LUGGit conta com 4.9/5 (97% 5 estrelas) em mais de 2.200 reviews verificadas na plataforma TrustPilot.

Em Portugal, esta solução está disponível nas cidades de Lisboa e do Porto, mas também já chegou ao mercado internacional, mais concretamente em Barcelona, Madrid, Málaga e Praga.

Esta startup já recebeu 2,2 milhões de euros de investimento VC até à data, contando com a Portugal Ventures, Caixa Capital e GED Ventures como investidores. Além disso, a empresa prevê levantar uma nova ronda nos próximos dois anos.

Em relação ao apoio do NEST, os fundadores revelam que “tem sido fundamental na evolução da empresa, uma vez que temos participado e usufruído de muitas das dinâmicas promovidas em prol da dinamização do setor e maior visibilidade das startups que participam”.

Por Diana Fonseca