A Ambitur.pt reconhece que a inovação é uma prioridade no setor do turismo e, por isso, volta a abordar empresas que o NEST – Centro de Inovação do Turismo, apresentou, no âmbito da BTL, com o objetivo de dar a conhecer o que estas startups trazem de novo ao setor.

É o caso da Guestdash, fundada em 2024, em Aveiro, em função de uma necessidade concreta detetada num dos maiores grupos hoteleiros da América do Sul: “a inexistência de uma solução que unificasse comunicação, automação e personalização da jornada do hóspede”. “Percebemos que, apesar dos excelentes serviços, faltava-lhes uma plataforma capaz de se integrar com os seus sistemas e resolver falhas ao longo da estadia”, começa por explicar Francisco Neves, fundador e CEO.
O responsável, que conta com mais de 15 anos de experiência em dados, desenvolvimento de software e inteligência artificial, esclarece que esta startup oferece “uma plataforma que se integra com qualquer PMS e disponibiliza um agente autónomo de IA para gerir pedidos e comunicações com o hóspede”. “Automatizamos o envio de mensagens personalizadas (SMS, WhatsApp, e-mail) e criamos, para cada hotel, um modelo de IA próprio que aprende o que os hóspedes desejam, integrando-se sempre nos sistemas já existentes para garantir máxima flexibilidade”, diz ainda.
Esta solução destina-se a cadeias hoteleiras, resorts e hotéis independentes de todas as dimensões que pretendam elevar a qualidade da jornada do hóspede, ganhar eficiência operacional e aumentar o upselling junto dos hóspedes.
Até ao momento, o feedback dos clientes “tem sido muito positivo”. “O Summerville All Inclusive Resort, por exemplo, afirma que o Guestdash transformou a experiência do hóspede, melhorando a comunicação e simplificando toda a estadia”. Outros parceiros, em Portugal e Espanha, destacam ganhos na rapidez de resposta, maior satisfação dos clientes e redução de custos operacionais, confere o CEO.
A empresa já fez investimentos em desenvolvimento de produto (infraestrutura em cloud, equipa de engenharia e investigação em IA), bem como participação em programas de aceleração. Para breve, prepara-se para uma ronda seed de 500.000 euros, cuja conclusão se espera até ao início de julho, para reforçar as equipas de vendas e marketing e apoiar a expansão internacional.
Em relação ao papel do NEST – Centro de Inovação do Turismo, Francisco Neves afirma que “tem sido crucial para a nossa visibilidade em Portugal. Através do seu apoio, recebemos mentoria especializada, acesso a uma extensa rede de contactos do setor e oportunidades de participar em eventos que têm validado a nossa solução junto dos principais decisores da hotelaria”.
Por Diana Fonseca