#Inovação: homeit pretende “revolucionar o processo de gestão das chaves digitais” no alojamento

A Ambitur.pt reconhece que a inovação é, atualmente, uma prioridade no setor do turismo. Por isso, abordou 25 startups que o NEST – Centro de Inovação do Turismo apresentou na Bolsa de Turismo de Lisboa deste ano, para saber o que elas trazem de novo ao setor.

Uma dessas startups é a homeit. A empresa, nascida em 2016, surgiu da ideia de “proporcionar soluções inovadoras e eficazes” para a gestão de acessos a espaços partilhados, “tornando o processo de abertura de portas mais simples, seguro e prático”, avança Sandra Fernandes, marketing manager da homeit, em entrevista à Ambitur.pt.

O projeto foi desenvolvido por Pedro Viana, Pedro Mendes e André Roque. Segundo Sandra Fernandes, com o objetivo de “revolucionar o processo de gestão das chaves digitais”, os fundadores da homeit desenvolveram um sistema que permite abrir portas remotamente. Consiste numa fechadura inteligente, ligada ao equipamento eletrónico produzido pela empresa, a homeit BOX, que é controlada através de uma ‘web app’.

“A homeit destaca-se pela sua capacidade de fornecer uma solução completa e inovadora para a gestão de acessos em vários setores”, defende Sandra Fernandes, considerando que “a substituição das chaves tradicionais por chaves digitais, proporciona uma maior praticidade e segurança, tanto para os proprietários quanto para os hóspedes”.

Outra mais-valia, para a responsável, é a integração do sistema com diversas plataformas de alojamento que proporcionam aos gestores de alojamento local “uma solução completa e integrada para gerir as suas reservas e acessos num único local”.

Assim, a marketing manager da homeit nota que a empresa tem recebido, desde o início das operações, em 2016, “um feedback muito positivo por parte do mercado”. Prova disso é o “crescimento expressivo” que a startup tem registado, assim como a “base sólida de clientes” que tem vindo a conquistar “e que continua a aumentar” , refere Sandra Fernandes.

“Esta crescente quota de mercado tem sido também reforçada pela presença em eventos nacionais e internacionais e pelo estabelecimento de parcerias que resultam em integrações com outras plataformas específicas para o setor do alojamento local”, sublinha ainda a responsável de marketing da homeit.

De resto, é no alojamento local que a startup tem a maioria dos seus clientes. “Não só porque iniciámos a nossa atividade nesse mercado, mas também devido às necessidades e exigências específicas que se prendem por uma busca constante de soluções práticas e eficientes, que simplifiquem o seu dia-a-dia”, nota Sandra Fernandes.

Mas a homeit tem também clientes noutras áreas de negócios, “como sejam recintos desportivos, espaços de co-working, ginásios, ‘self-storage’, vários tipos de indústrias, escolas e outras empresas que procuram soluções inteligentes e eficientes para gerir o acesso às suas instalações”.

Para a prossecução da startup, Sandra Fernandes afirma que a homeit recebeu investimento de “diversos fundos de investimento, incluindo a Portugal Ventures, a Seedrs e a LC Ventures”. “Com este investimento, reforçámos a nossa presença no mercado nacional, aprimorámos a nossa tecnologia, com especial foco na pesquisa e desenvolvimento, de modo a otimizar as nossas soluções, incluindo a homeit BOX e a criação de novas funcionalidades para a web app”, desenvolve a marketing manager da homeit.

Para além desse investimento, a empresa tem apostado em estratégias de marketing “que visam a expansão internacional, procurando novos mercados e clientes em diversas geografias”.

A par disso, tem beneficiado recentemente do apoio do NEST, que proporcionou à homeit um suporte “na definição do modelo de negócio, no desenvolvimento de protótipos e no acesso a investimentos”. “Através do NEST, tivemos acesso a uma rede de mentores experientes, investidores e outros empreendedores”, esclarece Sandra Fernandes, considerando todo o processo “fundamental para o sucesso da empresa”.

Por: Redação da Ambitur.