#Inovação: Noytrall quer “revolucionar a experiência do turismo sustentável para os hóspedes”

A Ambitur.pt reconhece que a inovação é hoje uma prioridade no setor do turismo e, por isso, abordou 25 empresas que o NEST – Centro de Inovação do Turismo, apresentou recentemente, no âmbito da BTL, com o objetivo de darmos a conhecer o que estas startups trazem de novo ao setor.

E a par da inovação, as preocupações com a sustentabilidade são o guia para empresas como a Noytrall, que “surgiu durante o processo de validação de mercado de um projeto universitário relacionado como energia solar térmica”, começam por explicar os três fundadores, Miguel Clemente (CEO), Miguel Onofre (CFO) e Diana Ferreira (COO): “ao contactar hotéis, percebemos que havia uma necessidade urgente e crescente de informações precisas sobre o consumo de água e energia dos hóspedes nos hotéis”. Foi com isto que, em 2021, o projeto saiu da caixa.

E o que oferece esta startup? Uma ferramenta tecnológica destinadas a “todas as unidades de alojamento turístico que procuram soluções para o problema da falta de informação sobre o impacto específico dos hóspedes e das suas estadias”.

“A possibilidade de garantir que os hotéis escolhidos são efetivamente sustentáveis é uma mais-valia para o consumidor”

A Noytrall pretende “transformar a forma como os hotéis gerem os seus consumos e revolucionar a experiência do turismo sustentável para os hóspedes”, com a missão de fazer da empresa o “primeiro ponto de contacto e a referência do setor” neste matéria.

Assim, a empresa fornece “uma solução completa e tecnologicamente avançada para ajudar hotéis a monitorizar, analisar e otimizar o consumo de água e energia de forma mais eficiente e sustentável”, dizem os fundadores. Mas outra “inovação chave” da Noytrall é a app, feita a pensar nos hóspedes e que lhes permite seguir os próprios consumos, além de dar a hipótese de participarem em iniciativas de sustentabilidade.

Desta forma, a resposta do mercado é positiva, garantem os responsáveis, até porque notam que o próprio mercado hoteleiro é cada vez mas consciente da importância das apostas sustentáveis. Entre os primeiros clientes da startup estão o Rio do Prado, Inspira Liberdade, Eurosol Residences e Gandum Village, opções que brevemente estarão disponíveis para o público usufruir.

“Embora haja ainda um longo caminho a percorrer, o mercado está cada vez mais recetivo, alerta e à procura deste tipo de soluções”

A procura por novos clientes e oportunidades de parceria é sempre um ativo para a empresa, e o NEST (Centro de Inovação do Turismo) foi “fundamental para o sucesso inicial”, afirmam: “tem sido essencial na promoção e crescimento da nossa marca por meio de convites para feiras e eventos”.

Por redação Ambitur