#Inovação: X-Plora quer “revolucionar a experiência de visita a um espaço”

A Ambitur.pt reconhece que a inovação é hoje uma prioridade no setor do turismo e, por isso, abordou 25 empresas que o NEST – Centro de Inovação do Turismo, apresentou recentemente, no âmbito da BTL, com o objetivo de darmos a conhecer o que estas startups trazem de novo ao setor.

É o caso da X-Plora, uma ideia que surgiu em 2019, depois de ser detetada uma “lacuna de ferramentas de engagement para museus e cidades que existia no mercado”, começa por explicar Mafalda Ricca, CEO e co-fundadora da empresa: “a experiência que tínhamos em tecnologia criativa, imersiva e gaming poderia revolucionar a experiência de visita a um espaço ou a uma cidade no setor do turismo e cultura, e melhorar assim, significativamente, a oferta que existe no mercado”, continua por dizer.

Esta startup fundada pela Mafalda, pelo Lourenço Cunha Ferreira e pelo Luís Agrellos foi um género de spin off de outra empresa tecnológica, que investiu nos primeiros meses no projeto, mas foi com a Portugal Ventures que se deu “o maior investimento de todos”.

Assim, a X-Plora, app especializada em guias e visitas de realidade aumentada, é uma ferramenta B2B (business to business) para museus, estádios, centros de visita, cidades e marcas que precisem de ferramentas para “gerar impacto na comunicação dos seus produtos ou conteúdos, loyalty e para promoção de vendas”.

“O X-Plora já não é apenas uma solução para Turismo e Cultura, mas para o comércio, retalho e também para a indústria”

Na realidade, a lista de clientes já vai longa, contando com o SL Benfica, a Fundação Altice, o Port Sunlight Village, o Parque Temático da Madeira, o Eurospuma, o Centro Interpretativo da Banana, a cidade de Aveiro, a vila histórica de Almeida e muitos outros.

A “muito boa” resposta por parte do mercado deve-se à forma como se combinam as tecnologias imersivas, como a realidade aumentada e a realidade virtual, com a contextualização, a gamificação e, mais recentemente, a inteligência artificial: “temos atividade comercial e vendas no Reino Unido, na Itália e em Espanha”.

“A nossa aposta na Realidade Aumentada e no nosso Tour Builder para virtual tours permitiu-nos ter uma oferta mais alargada e abrangente para qualquer setor”

A missão da empresa é então “revolucionar a experiência de visita a um espaço, no antes, durante e após a visita, e acrescentar real valor a uma relação que ainda precisa de ser explorada e aprofundada”, explicita a responsável, afirmando que o uso das tecnologias imersivas e da gamificação para este efeito são a “grande aposta”.

Em relação ao NEST (Centro de Inovação do Turismo), Mafalda Ricca garante que foi “um excelente dinamizador e promotor do produto [da X-Plora] no ecossistema, por todas as oportunidades de eventos, networking, aceleradores e promoção nos media”.

Por redação Ambitur