#Inovação: XLR8 diz que “é cada vez mais reconhecida, por parte dos hotéis, a necessidade de automatizar processos e assegurar otimização dos seus preços”

A Ambitur.pt reconhece que a inovação é hoje uma prioridade no setor do turismo e, por isso, abordou 25 empresas que o NEST – Centro de Inovação do Turismo, apresentou recentemente, no âmbito da BTL, com o objetivo de darmos a conhecer o que estas startups trazem de novo ao setor.

A experiência levou José Pedro Almeida e Magda Varão a embarcarem, em 2015, numa nova aventura, a XLR8 Revenue Management System, que este ano foi recentemente reconhecida nos Prémios Xénios da ADHP como Melhor Parceiro de Negócio. Esta startup nasceu com “o propósito de oferecer serviços de outsourcing em Revenue Management”, começam por explicar, mas com o tempo a necessidade de um sistema que ajudasse a ganhar tempo e a melhorar os resultados dos hotéis com que trabalhavam, levou ao desenvolvimento do próprio Revenue Management System.

Em 2019, a empresa passou a ser “uma das participadas da Portugal Ventures”, financiadora de créditos, e alterou o seu core business para tornar-se numa empresa tecnológica. Nos dias de hoje, “oferece, para além do Revenue Management System e serviços de outsourcing, serviços de consultoria e formações online”.

“Um dos problemas que os Revenue Managers enfrentam diariamente é a constante necessidade de análise de dados”

José Pedro Almeida e Magda Varão, fundadores

Esta startup destina-se a grupos hoteleiros e hotéis independentes, incluindo hostels e unidades de alojamento local concentradas. Serve assim, a estes, uma plataforma que se torna num “assistente estratégico hoteleiro”: é “uma solução interativa que permite alcançar resultados de receita extraordinários e poupar tempo”, dizem os fundadores.

O sistema focado nos profissionais da hotelaria “é simples e intuito nas componentes visíveis”, garantem, e permite prever a procura, recomendar preços e ainda manter o alinhamento de equipas, com o módulo de project management: “por essa razão, a regra de pareto (quais as 20% de tarefas que nos trazem 80% ou mais de resultados), tem estado sempre presente”, justificam.

Neste momento, a XLR8 trabalha com mais de 70 hotéis nacionais e em 2023 chegará ao mercado internacional. Entre os clientes estão grupos como o Turim, o My Story, o Solverde e unidades como o The Albatroz Hotel, a Herdade da Matinha, o Immerso, o Sublime e a Senhora da Rosa.

“Desde o lançamento do nosso sistema notámos um interesse imediato, uma vez que é cada vez mais reconhecida, por parte dos hotéis, a necessidade de automatizar processos e assegurar otimização dos seus preços”, afirmam os responsáveis quando questionados sobre a resposta do mercado ao produto que oferecem.

Segundo José e Magda, “o passa a palavra tem trazido ótimos resultados, com a divulgação, por parte de hotéis que fizeram investimentos em Revenue Management System, de aumentos anuais de receita entre 7%  e 20%”. Além disso, admitem que a falta de um sistema que desse resposta às características dos profissionais que lidam com vários hotéis foi fulcral para o crescimento da startup.

A empresa tem contado também com o apoio do NEST – Centro de Inovação do Turismo, no sentido de aumentar “a exposição junto de clientes e outras empresas de Turismo”, como na Bolsa de Turismo de Lisboa 2023: “o NEST tem-se mostrado sempre disponível para nos apoiar no matchmaking com o nosso público-alvo”.

Por redação Ambitur