A Ambitur inicia hoje uma nova rubrica com o Clan, empresa com mais de 30 anos de experiência no setor dos Recursos Humanos. O Clan irá partilhar, ao longo deste ano, uma série de entrevistas a profissionais da hotelaria. E começamos pela entrevista de Ana Pignatelli, coordenadora de Hotelaria do Clan, a Vírginia Pinto, responsável de Recursos Humanos do Jupiter Lisboa Hotel, cujo tema é o “Início do ano” e a importância de definir metas e estratégias para motivar as equipas e colaboradores a iniciar um novo ano com novos desafios e oportunidades.

Qual a importância de definir metas e estratégias para motivar as equipas e os colaboradores a iniciar um novo ano, com novos desafios e oportunidades?
A definição de metas e estratégias é uma base fundamental para o envolvimento dos colaboradores, permitindo-lhes superar novos desafios e abraçar as oportunidades do novo ano.
Essas metas e desafios são ferramentas poderosas para promover o crescimento coletivo e individual. Enquanto as metas coletivas impulsionam o crescimento da empresa, os objetivos pessoais contribuem para equilibrar a vida dos colaboradores.
É importante ter em mente que todos os profissionais que se sentem apoiados no seu desenvolvimento pessoal são muito mais comprometidos e produtivos com os objetivos da empresa.
A motivação das equipas passará por que estratégias?
Num mundo empresarial cada vez mais competitivo, motivar as equipas é crucial para alcançar o sucesso. A definição de metas e estratégias desempenha um papel fundamental nesse processo, mas a sua eficácia depende também de uma comunicação consciente e objetiva. Para que funcione é essencial conhecer cada elemento da equipa, criar um ambiente de trabalho agradável e produtivo, com os métodos e ferramentas de trabalho adequados, e estabelecer metas atingíveis, dando a conhecer às equipas os objetivos a cumprir. Devem-se também valorizar as metas individuais e acompanhar as conquistas e os progressos de cada elemento. Por fim, um plano de formação e treino consistente é crucial para o desenvolvimento de novas competências e atualização de conhecimentos das equipas.
Estas premissas são a base para o compromisso de cada colaborador, que terá a possibilidade de crescer na empresa e ter um sentimento de pertença à sua equipa.
É com esta “bagagem” que se contribui para a aprendizagem e a competitividade diária, num processo de superação pessoal, onde o trabalho funciona não só como uma fonte de rendimento como também como uma forma de crescimento holístico.

Como antecipa o ano 2025, considerando estas metas e desafios?
Os desafios e metas para 2025 na hotelaria passam por acompanhar a velocidade e o crescimento das expectativas dos hóspedes, impulsionadas pelas gerações Y e Z. Estas gerações procuram experiências únicas e avançadas, sempre aliadas a práticas sustentáveis. Pretende-se continuar a proporcionar ao cliente o conforto e a qualidade na estadia, mas também respostas imediatas e equipas bem treinadas que respondam às expectativas.
A heterogeneidade cultural das equipas e a sua rotatividade são desafios que exigem acompanhamento, treino e integração numa cultura organizacional já existente, que precisa de consistência.
A retenção de talentos é outro desafio que deve ser visto com um olhar estratégico focado num ambiente motivador, com oportunidades de crescimento profissional e formação contínua.
Todos estes desafios podem tornar-se novas ferramentas de crescimento, quando enquadrados numa cultura organizacional que fomenta o bom ambiente entre as equipas, além de garantir o bem-estar físico, mental e emocional. Todos esses fatores chave vão contribuir para a satisfação do cliente e o crescimento do setor em 2025.
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