InterContinental Porto refresca carta do Astória com entrada de novo chef
“As Nossas Raízes” são a inspiração da renovada carta do Astória, do InterContinental Porto. Criado pelo novo chef do restaurante, Vítor Santos, que nos transporta, de forma requintada e com elementos tipicamente portugueses, o menu vai desde a reconstrução do famoso arroz de polvo da avó, passando pelo intenso arroz de tortulhos da serra, até chegar às tradicionais ameijoas à bolhão pato.
Pensado para partilhar, o couvert com vários tipos de pão surpreende com uma mistura fresca de pimentos, mozarela, azeitonas e pepino com um objetivo de fazer um dip com a focaccia. Nas entradas, a Tábua de Sabores Portugueses é o início da viagem pelos caminhos da gastronomia portuguesa. Com uma apresentação viva e colorida, a reconstrução de uma salada de polvo à feira, o Carpaccio de Polvo, é a escolha ideal para quem também gosta de degustar com o olhar.
Navegando até aos pratos principais, será possível encontrar a intensidade dos Tortulhos da Serra, envolvidos num arroz malandrinho e acompanhados com bochecha de porco crocante. Como num menu português não pode faltar o bacalhau, neste caso com puré de batata e presunto, esta opção é para os verdadeiros amantes que gostam de combinações improváveis que se fundem deliciosamente. Arroz de Polvo, Leitão com Puré de Trufa e Legumes Glaceados e Pregado com Batata, Molho Madeira e Banana, são apenas algumas das várias opções para todos os paladares que estão presentes nesta nova carta.
Para dar um toque final doce, a recomendação do Chef é um Mini Pão de Ló de Ovar com Sorvete de Tangerina, uma verdadeira experiência gustativa. Para além desta sobremesa é possível encontrar diversas outras igualmente doces.
“É com muito gosto que integro a chefia da cozinha do Restaurante Astória e que apresento esta Nova Carta, onde são celebrados os produtos portugueses. A ideia é criar momentos de partilha à mesa, com pratos que nos remetem à nossa infância, às nossas origens. Dos sabores mais frescos do nosso mar aos mais apurados e tradicionais, cada prato tem um pouco do que nos representa. Não é apenas uma carta, é também a reflexão do meu desejo de moldar mentes e hábitos, apresentar novas sensações, aludir a viagens e memórias de infância, transformar, agradar e emocionar o cliente”, refere Vítor Santos.


