Numa conferência de imprensa que decorreu, esta tarde, na Bolsa de Turismo de Lisboa, Eduardo Jesus, Secretário Regional da Economia, Turismo e Cultura da Madeira, afirmou aos jornalistas que, no mês de dezembro, e fruto do trabalho levado a cabo pelo governo regional, o número de portugueses a visitar a ilha cresceu 22%. Afirmando que a tendência de decréscimo do mercado nacional na Madeira, que é o quarta mercado mais importante para a o destino, foi invertida nos meses de setembro, outubro e novembro, Eduardo Jesus acrescentou que “em dezembro acabámos o ano com crescimentos no mês superior a 22%, quer nos hóspedes, quer nas dormidas”. Um crescimento que, segundo o responsável, é “fruto de uma ação que desencadeámos muito rápida, iniciada com aquela mega operação de rua que produzimos no Chiado com a descida dos carros de cesto, consolidada com o protocolo que fizemos com a APAVT e que faz da Madeira o destino de referência da associação de 2016; e depois com a campanha “Descubra a Madeira”, protagonizada por três atores da televisão nacional.
Em 2016, o governo regional da Madeira pretende “reforçar a nossa notoriedade, comunicar diretamente ao consumidor final, ter uma presença que seja dinâmica e acima de tudo demonstrar que somos um destino para todo o ano onde o português continental, numa região que é sua, o espaço mais tropical que Portugal tem à distância de uma hora e meia”.
Na mesma ocasião, Eduardo Jesus lembrou que 2015 foi o “melhor ano turístico de sempre”, com crescimentos em todos os indicadores. “Crescemos ainda mais nos indicadores de valor do que naqueles que são de quantidade. Apesar de termos crescido 6% nos hóspedes e nas dormidas, conseguimos crescer 12% nos indicadores que são de valor e isso significa que a Madeira está mais valorizada e se está a vender mais, permitindo maior investimento estrangeiro”, acrescentou.