Investimento hoteleiro na Europa cresce 85% no 1º semestre

2015 deverá ser um ano excepcional para o investimento em imobiliário hoteleiro na região EMEA (Europa, Médio Oriente e África). Segundo os dados da Hotel & Hospitality da JLL referentes ao primeiro semestre do ano, o volume de investimento cresceu 85% face a igual período de 2014, atingindo os 13,2 mil milhões de euros transaccionados. Este aumento deve-se principalmente ao Reino Unido, que se destaca como mercado líder na região, contabilizando já cerca de 50% de todos os negócios de ativos hoteleiros e com um crescimento excecional de 172% face a 2014.

Os números semestrais referentes ao investimento em hotéis na Alemanha revelam uma subida de 60%, com os volumes transacionados a atingirem os 1,4 mil milhões de euros. A primeira metade de 2015 tem sido palco de um número significativo de transações quer de ativos únicos quer de portfólios. O maior negócio de portfólios a registar foi a venda de 18 hotéis Accor na Alemanha, como parte de um negócio de venda e de concessão à Event Hotel Group por 150 milhões de euros, enquanto o Hotel Marriott, em Munique, foi apenas um exemplo dos vários negócios de ativos únicos concluídos no 1º semestre.

O capital privado e os fundos de investimento, particularmente da América do Norte, continuam a selecionar ativamente oportunidades de investimento em ativos hoteleiros na Europa.

No 1º semestre de 2015, os portfólios regionais do Reino Unido mostraram ser particularmente atrativos para os fundos de investimento e para o capital privado norte-americano, tendo sido transacionados mais de 1,1 mil milhões de euros (ou seja 57% de todos os negócios de portfólios no Reino Unido) durante este período.

A Lonestar Funds foi o investidor mais ativo no Reino Unido, tendo investido, só este ano, mais de 1,7 mil milhões de euros em mais de 13.000 quartos em Londres e noutras localizações regionais.

A região EMEA está também a assistir a um fluxo de capital chinês a entrar no mercado.