IPDT: Confiança no turismo atinge níveis de 2019

Esta é uma das principais conclusões da edição especial do Barómetro do Turismo do IPDT – Turismo e Consultoria, que integra a Revista de Tendências Turismo’22.

O nível de confiança médio no desempenho do turismo atingiu, em maio de 2022, os 81,1 pontos: um aumento de 8,4 pontos face ao último registo de dezembro de 2021, colocando-se ao nível dos resultados de 2019. O prestígio e imagem internacional, desvio de fluxos pela guerra na Ucrânia, ou a progressiva liberdade de circulação internacional, são fatores que podem impactar positivamente o desempenho do turismo ao longo da segunda metade do ano.

A 16ª edição da revista de tendências Turismo’22 faz uma viagem por temas como a sazonalidade, estratégia, sustentabilidade, turismo ferroviário ou até os impactos do conflito entre a Rússia e a Ucrânia. As grandes matérias que devem orientar a atuação do setor nos próximos meses são outro dos temas a não perder, ao longo de mais de cem páginas de publicação.

A revista dedica um caderno especial à identificação de novas métricas de avaliação do sucesso dos destinos. Para o presidente do IPDT – Turismo e Consultoria, António Jorge Costa, “o facto do turismo estar assente quase exclusivamente em métricas económicas e financeiras para medir o seu desempenho tem sido prática comum ao longo de décadas, particularmente, no que diz respeito ao número de turistas e nas suas despesas nos destinos. Porém, aspetos como a satisfação dos turistas e os impactos da atividade nas comunidades locais raramente são considerados. Foi nessa perspetiva que procuramos identificar novas métricas de avaliação do sucesso dos destinos, dada a necessidade de passarmos a considerar indicadores que nos transmitam o real impacto do turismo junto dos locais e dos visitantes”.