IPDT Tourism Conference: Estratégia partilhada para a sustentabilidade marca retoma do turismo

by Inês Gromicho | 27 Novembro 2020 12:29

O IPDT – Turismo e Consultoria promoveu ontem a segunda talk da IPDT Tourism Conference, que juntou vários especialistas numa discussão aberta sobre o futuro do turismo em Portugal.

A sessão decorreu em formato online e teve como objetivo principal sensibilizar os participantes sobre a importância de assumir uma estratégia partilhada para responder aos desafios que se colocam ao turismo. Os intervenientes da sessão afirmaram que retomar a atividade turística em Portugal passará sobretudo pela colaboração e envolvimento da sociedade e de todos os atores, públicos e privados.

Na sua intervenção, o presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo, destacou a “força do setor baseada na sustentabilidade” e apontou a promoção como um ativo estratégico para reforçar a atratividade do destino junto dos mercados e para consolidar Portugal como líder no turismo do futuro.

A adaptabilidade da oferta do setor hoteleiro foi um dos temas em destaque na agenda do dia. Cristina Siza Vieira, presidente executiva da Associação da Hotelaria de Portugal (AHP), reforçou a ideia de que “os hotéis não se resumem apenas a quartos para alojamento de hóspedes”, acrescentando a aposta em novos produtos e soluções, a segurança e a sustentabilidade como os grandes pilares para a retoma.

Joaquim Gonçalves, da Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL), apresentou as iniciativas que estão a ser lavadas a cabo para promover o crescimento sustentável da Via Navegável do Douro, por forma a fazer face aos desafios atuais e futuros do turismo. Francisco Vieira Pita, Chief Commercial Officer da ANA – Aeroportos de Portugal, referiu ainda que “a sustentabilidade ambiental será fundamental para garantir a retoma do transporte aéreo”.

Outro tema em destaque foi o trabalho em rede em turismo. Segundo Pedro Machado, presidente do Turismo do Centro, “o trabalho colaborativo é essencial neste momento para agregar os stakeholders e empresas” numa resposta concertada aos desafios da pandemia. Luís Pedro Martins, presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal, confirmou esta perspetiva, rematando que “as iniciativas públicas dinamizam iniciativas privadas e isso é fundamental para a retoma”.

A IPDT Tourism Conference 2020 juntou 15 oradores especialistas em duas sessões para falar sobre o estado atual e as perspetivas futuras para o setor turístico, concluindo que a retoma terá como enfoque a sustentabilidade e a transformação digital.

Source URL: https://www.ambitur.pt/ipdt-tourism-conference-estrategia-partilhada-para-a-sustentabilidade-marca-retoma-do-turismo/