IPDT Tourism Conference: Sustentabilidade e transformação digital são os grandes pilares da retoma do turismo

IPDT Tourism Conference: Sustentabilidade e transformação digital são os grandes pilares da retoma do turismo

Categoria Eventos, Explore

O IPDT – Turismo e Consultoria promoveu no dia 17 de novembro a primeira talk da IPDT Tourism Conference, que juntou vários especialistas para debater os desafios da retoma da atividade turística.

A sessão decorreu em formato online e teve como objetivo principal sensibilizar os participantes sobre a importância de percorrer um novo caminho para responder aos desafios que se colocam ao turismo. O administrador do grupo Solverde, Manuel Silva Carvalho, salientou ainda a coragem e resiliência do setor, bem como a confiança na sua recuperação, ideia também defendida por Eduardo Rodrigues, presidente do Município de Gaia.

Na sua intervenção, a secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, destacou a “necessidade de apoiar a atividade turística” e apontou a conectividade, o investimento, o território, o conhecimento e a promoção como as cinco áreas fundamentais da intervenção do Governo para apoiar e capacitar o turismo no longo prazo.

A conectividade foi um dos temas em destaque na agenda do dia. Márcio Favilla, da Academia Brasileira de Eventos e Turismo, reforçou a ideia de que “a pandemia veio acelerar ainda mais a transformação digital no turismo”, acrescentando a confiança, a segurança, a digitalização e a sustentabilidade como os grandes pilares para a retoma do setor.

Outro tema em destaque foi a sustentabilidade no turismo. Segundo Luigi Cabrini, da Global Sustainable Tourism Council (GSTC), “a forma de convencer os consumidores a adquirirem produtos sustentáveis é comunicar que os produtos sustentáveis são melhores”. Maša Klemenčič, do Turismo da Eslovénia abordou de forma aprofundada este tema, apresentando ainda o esquema de certificação de empresas e destinos no país.

As inscrições para a segunda sessão da IPDT Tourism Conference 2020, que decorre no próximo dia 26 de novembro, já estão a disponíveis na página da Conferência do Turismo do IPDT.