IPS promove reflexão sobre ensino superior e turismo

A Escola Superior de Ciências Empresariais do Instituto Politécnico de Setúbal (ESCE/IPS) recebe, no próximo dia 4 de junho, a visita da secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Fernanda Rollo, e do presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo, no âmbito de um seminário/workshop em torno da temática da investigação e formação de recursos humanos para o setor do turismo.

O encontro, aberto à comunidade, decorre no Auditório Nobre do IPS a partir das 10h30 horas, estando a sessão de boas-vindas a cargo do presidente do IPS, Pedro Dominguinhos, à qual se seguem as intervenções dos dois altos representantes dos setores em discussão – ensino superior e turismo.

A partir das 11h30, serão feitas as apresentações da Rede de Instituições Públicas do Ensino Superior Politécnico com Cursos de Turismo (RIPTUR) e do Centro de Investigação, Desenvolvimento e Inovação em Turismo (CiTUR), pelos respetivos coordenadores, José Sancho Silva e Jorge Umbelino.

Na parte final do seminário/workshop, haverá ainda tempo para abordar as temáticas do “Desenvolvimento, Inovação e Sustentabilidade”, por Sérgio Guerreiro, e “Formação dos Recursos Humanos do Turismo: Estratégias e Caminhos”, a cargo de Ana Paula Pais, ambos responsáveis, respetivamente, pela área de inovação e empreendedorismo e pela coordenação da direção de formação do Turismo de Portugal.

Recorde-se que a RIPTUR foi criada em novembro de 2016 por 16 institutos politécnicos do país, entre os quais o IPS, através da sua Escola Superior de Ciências Empresariais, onde é ministrada uma pós-graduação em Gestão e Marketing Turístico.

A rede tem como principais objetivos harmonizar a oferta formativa lecionada nesta área nos diferentes politécnicos, com o ajustamento dos planos curriculares às necessidades do setor, o reforço do ensino das línguas e das tecnologias de informação nestes cursos, o fomento da investigação e a promoção de conteúdos relativos à valorização do património e ao turismo sustentável.