Irma: Travelplan atualiza informação sobre República Dominicana e Cuba

A Travelplan enviou hoje um comunicado com uma atualização da situação da passagem do furacão Irma pelas Caraíbas, uma vez que este já passou pela República Dominicana e se aproxima da costa oriental de Cuba, em trajetória para Miami.

Na República Dominicana, e depois de uma avaliação dos efeitos da passagem do furacão por Punta Cana, o operador informa que “os efeitos desta não foram tão intensos quanto à partida se esperaria. Não existem estragos a nível das infraestruturas ou nas instalações dos hotéis. Apenas se registou a tempestade, sendo que a atividade turística já flui com normalidade”. Adianta ainda que, até à próxima segunda-feira, 11 de setembro, os clientes com reservas entre hoje, dia 8, e segunda-feira, 11 setembro, que desejem alterar a sua reserva para sair num prazo máximo de 30 dias, poderão fazê-lo sem penalização de gastos sempre e quando se reservem os mesmos serviços. Em caso de cancelamento posterior a esta, aplicar-se-ão 100% de gastos. Para as reservas a partir do dia 12 setembro, em caso de cancelamento aplicam-se os gastos habituais.

No que diz respeito a Cuba, a Travelplan esclarece que a previsão, a esta altura, é de que as zonas a sentirem o furacão Irma se limitarão à costa oriental (Playa Esmeralda) e aos cayos do norte (Cayo Coco, Cayo Guillermo e Cayo de Santa Maria). E avança que os Cayos foram ontem desalojados pelas autoridades cubanas e os clientes foram alojados em hotéis de Varadero e Havana. Está previsto para a manhã de sábado que a trajetória do furacão siga para o norte em direção à Florida podendo afetar de forma colateral a região de Varadero. No caso de o aeroporto de Varadero vir a encerrar, os passageiros serão alojados em Havana até autorização dos transferes para Varadero por parte das autoridades locais. Não existe a esta altura qualquer indicação que o aeroporto de Havana venha a encerrar.

Considerando os efeitos da passagem do furacão por Punta Cana e tendo em conta que a sua trajetória está mais distante, não é previsível que venha a afetar significativamente a região de Varadero, no entanto, e até à passagem do mesmo durante o dia de amanhã, sábado, existirá sempre alguma imprevisibilidade.

Assim, e até à próxima segunda-feira 11 Setembro, os clientes com reservas entre hoje, dia 8, e segunda-feira, 11 setembro, que desejem alterar a sua reserva para sair num prazo máximo de 30 dias, poderão fazê-lo sem penalização de gastos sempre e quando se reservem os mesmos serviços. Em caso de cancelamento posterior a esta aplicar-se-ão 100% de gastos. Para as reservas a partir do dia 12 setembro, em caso de cancelamento aplicam-se os gastos habituais.

Estes procedimentos são aplicáveis às reservas efetuadas com voos Air Europa e no voo charter para Varadero. De notar que para o charter de Varadero este tem operação até ao próximo dia 7 Outubro pelo que possíveis alterações de passageiros com reservas no charter serão permitidas até esta data e nas partidas charter.