ISG com nova licenciatura em Gestão do Turismo

ISG com nova licenciatura em Gestão do Turismo

Categoria Advisor, Formação

A Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) aprovou a licenciatura em Gestão do Turismo, para o ISG – Instituto Superior de Gestão. Este curso vem agora juntar-se à oferta formativa do 1º ciclo, composta pelas Licenciaturas em Gestão, Economia e Gestão de Recursos Humanos. Esta nova oferta formativa visa a formação de quadros de excelência para o setor do turismo, nas áreas da direção e gestão de hotéis, empresas turísticas, animação turística, eventos, coordenação de projetos turísticos especializados, órgãos centrais e regionais de turismo, entre outros.

Segundo João Caldeira Heitor, coordenador científico do curso, “agora e nos próximos tempos, o Turismo necessita de gestores que compreendam as novas necessidades e exigências dos consumidores. Todo o setor está a readaptar-se. Os alunos que agora iniciarem a sua formação no ISG (durante os próximos três anos), vão adquirir conhecimentos dentro e fora da sala de aula, realizar trabalhos e projetos de acordo com o novo cenário que vivemos. No final do curso os alunos estarão munidos de ferramentas distintas, capazes de responder aos desideratos presentes e futuros que se colocam à gestão do turismo e à economia nacional”.

A licenciatura em Gestão do Turismo possui uma parceria com o Grupo Pestana (a maior cadeia hoteleira portuguesa, presente em 15 países, detentor das marcas Pestana Hotels & Resorts, Pestana Pousadas de Portugal, Pestana Collection Hotels, Pestana CR7) para a partilha de conhecimentos e desenvolvimento de projetos com os alunos do ISG.

De acordo com declarações do diretor do ISG, Miguel Varela “o ISG está atento às tendências e necessidades de formação superior em setores fundamentais da economia portuguesa. Neste propósito, a criação de um curso de 1º ciclo em Gestão do Turismo visa formar técnicos especializados nos domínios da gestão aplicada aos vários ramos do turismo, que em 2017, segundo o INE já representava 13,7% do PIB nacional. A procura turística (consumo por parte de estrangeiros e residentes) representa cerca de 26,7 mil milhões de euros em (2017). A procura por profissionais cada vez mais qualificados nesta área tem aumentado não só em Portugal, mas em todos os mercados europeus. Assim, o ISG alia a sua reputação e tradição de formação na área da gestão aplicada ao Turismo, investindo em profissionais e académicos da área que se juntam aos docentes do ISG. Institucionalmente, o ISG assinou um protocolo com o Grupo Pestana para formação prática dos nossos estudantes. O projeto educativo do ISG visa formar bons cidadãos dotados de conhecimento técnicos sólidos, mas com competências pessoais desenvolvidas ao nível das soft skills”.