IV Cimeira do Turismo Português promove debate sobre o futuro da atividade

A Confederação do Turismo de Portugal (CTP) vai realizar, pela quarta vez na sua história, a Cimeira do Turismo Português. Amanhã, dia 27 de setembro, o Teatro São Luís, em Lisboa, vai ser o palco deste evento, que terá como mote principal “O Turismo Primeiro: Sucessos do Presente. Desafios de Amanhã”.

Numa altura em que o Turismo continua a crescer no país sendo responsável pela “criação de milhares de postos de trabalho, mais de 15 mil milhões de receitas em 2017 e com um impacto direto no PIB de quase 10%”, Francisco Calheiros, presidente da CTP, explica à Ambitur que “este crescimento obriga-nos a refletir e a planear o futuro desta atividade”, consolidando-a como “atividade essencial à economia portuguesa”. Neste encontro, “irão ser debatidos os desafios que se colocam ao Turismo numa visão nacional e internacional” e “encontrar, em conjunto com os oradores convidados, espaços de diálogo e de partilha de ideias e experiências sobre o que queremos para a nossa atividade”, acrescenta.

Na data em que se assinala em Portugal o Dia Mundial do Turismo, o responsável afirma que temas como “o valor do turismo em Portugal, a afirmação do Turismo no espaço europeu, a captação de talentos, a gestão dos destinos turísticos e a urgência de um novo aeroporto para Lisboa” serão discutidos no evento.

Francisco Calheiros, acredita que com o vasto painel de oradores nacionais e internacionais “profissionais de enorme valia, conhecedores e com experiência no Turismo, vamos conseguir constituir um verdadeiro momento de debate sobre o presente, mas sobretudo sobre o futuro”. “Esperamos que esta Cimeira, tal como as anteriores, constitua um verdadeiro momento de debate sobre o presente, mas sobretudo sobre o futuro”, acrescenta.

O evento decorre do programa da CTP para o triénio 2018/20 que tem como tema “O Turismo Primeiro” e que assenta na “consolidação do Turismo como atividade essencial à economia portuguesa”, conclui Francisco Calheiros.