IV Workshop Internacional de Turismo Religioso deverá trazer a Fátima 100 hosted buyers

Depois de, em 2015, ter trazido a Portugal cerca de 80 compradores internacionais, o Workshop Internacional de Turismo Religioso, que se realiza em Fátima, no próximo dia 26 de fevereiro, deverá reunir cerca de 100 hosted buyers provenientes de 25 países do globo. Dando conta que a “ideia é diversificar, convidando tanto mercados consolidados como emergentes”, Alexandre Marto, vice-presidente da Associação Empresarial Ourém-Fátima (ACISO) – organizadora do evento – afirma que “tem havido um crescimento para Fátima de turistas de mercados asiáticos e portanto estamos a tentar incrementar o número de convidados destes mercados, nomeadamente, das Filipinas, Indonésia, Coreia e Índia”. Ainda assim, “vamos continuar a manter números importantes da América Latina, Brasil e Colômbia, e da América do Norte, além dos mercados tradicionais da Europa”.

Alexandre Marto
Alexandre Marto – Vice-Presidente da ACISO

Em entrevista ao Ambitur.pt, o responsável destaca o facto deste ser um encontro que tem um grande foco nas reservas. É um “evento de referência no mundo do turismo religioso católico porque há vários eventos destes, no entanto, ou são muito académicos ou, sendo comerciais, são muito fechados”.

Após o Workshop, os hosted buyers são convidados a permanecer por mais uns dias em Portugal para visitar algumas das regiões do país, “o que faz deste um evento nacional”, destaca Alexandre Marto. “Fizemos, à semelhança do que aconteceu no ano passado, um acordo com a Bolsa de Turismo de Lisboa que permite que qualquer um dos nossos convidados possa ir à BTL integrado no programa de hosted buyers da feira”.

O IV Workshop Internacional de Turismo Religioso é organizado pela ACISO – Associação Empresarial Ourém-Fátima, em colaboração com o Município de Ourém e conta com o apoio do Turismo de Portugal e do Turismo do Centro de Portugal. Conta ainda com o apoio das companhias aéreas TAP e Emirates que têm estado “a fazer um esforço grande para identificar os seus clientes com interesse no turismo religioso”.

Para além da Bolsa de Contactos – One to One Meetings, que se realiza na tarde do dia 26 de fevereiro, os particpantes terão ainda a oportunidade de assistir, às 09h45, a uma apresentação do Santuário de Fátima subordinada ao tema “Fátima 2017: Comemoração do Centenário das Aparições” e às 11h à apresentação “Turismo Religioso: o perfil do turista do século XXI”. Segundo Alexandre Marto, “há, entre os hosted buyers, muita curiosidade relativa à Comemoração do Centenário das Aparições. As pessoas querem mais informação”.

As inscrições para o evento já estão abertas, decorrem até 11 de fevereiro, e são limitadas. “O ano passado as inscrições esgotaram. Acredito que este ano também irão esgotar”, destaca o responsável, explicando que esta é uma medida que visa garantir a qualidade do evento, garantindo que o rácio suppliers vs buyers é mantido.

Mais informações aqui.