A 2ª edição da Conferência Smart and Green Tourism teve lugar no dia 3 de março, na BTL, em Lisboa. A iniciativa da Ambitur e da Ambiente Magazine abordou a temática da sustentabilidade e do turismo em dois painéis que se propuseram reforçar a importância do setor do turismo não se atrasar no caminho da sustentabilidade e perceber de que forma é que as empresas se estão a adaptar no sentido de acederem ao financiamento verde.
O Painel I, dedicado à temática, “Transição Verde, uma prioridade para o turismo nacional?”, contou com a participação de Leonor Picão, diretora Coordenadora da Valorização da Oferta do Turismo de Portugal; André Matos, diretor de Qualidade do Vila Vita Parc Resort & Spa e Paulo Rodrigues de Brito, diretor Comercial do BPI. A moderação esteve a cargo de Roberto Antunes, diretor executivo NEST – Centro de Inovação do Turismo.
No Painel II, que se debruçou sobre o “Financiamento verde, climático e sustentável”, a moderação foi de Sofia Santos, fundadora da Systemic. E participaram como oradores Inês Costa, ex-secretária de Estado do Ambiente e especialista em temas ESG na Deloitte; João Meneses, secretário geral do BCSD Portugal; Filipa Saldanha, diretora de Sustentabilidade do Crédito Agrícola e Pedro Teixeira, diretor de Sustentabilidade da NEYA Hotels.