Já são conhecidas as praias mais acessíveis de 2016

by Inês Gromicho | 17 Março 2017 14:58

A Praia de Valadares Sul, no concelho de Vila Nova de Gaia, e a Praia Fluvial de Avô, em Oliveira do Hospital, foram distinguidas as zonas balneares que reuniram as melhores condições para pessoas com algum tipo de limitação ou incapacidade, em 2016. A cerimónia de entrega de prémios da 8.ª edição da “Praia + Acessível 2016” decorreu, esta manhã, durante a Bolsa de Turismo de Lisboa, no auditório 3 da FIL, em Lisboa, e contou com a presença da secretária de estado do turismo, Ana Mendes Godinho, da secretário de estado da inclusão das pessoas com deficiência, Ana Sofia Antunes, e da secretária de estado do ordenamento do território e da conservação da natureza, Célia Ramos.

 

O objetivo da iniciativa é galardoar, anualmente, as praias costeiras e do interior do país que apresentem, entre outros, acesso pedonal livre de obstáculos, estacionamento para as viaturas das pessoas com deficiência, acesso a zonas de banhos por rampa ou recurso a meios mecânicos, passadeiras no areal, sanitários e postos de socorro acessíveis.

Durante a cerimónia de encerramento, Ana Sofia Antunes aproveitou a ocasião para lançar um desafio: “Que as praias com placas que dizem ‘proibido acesso a cão” possam ter lá o adicional ‘excepto cães-guia “, sublinhando que “convinha que o fizéssemos rapidamente”.

Sobre o futuro, constata: “Devemos ser mais ambiciosos”. Por isso, nota a secretária de estado do ordenamento do território e da conservação da natureza, que “mais do que rampas e tiralôs que permitam o bem adaptado, precisamos de informação acessível e de orientação espacial por parte daqueles que são os colaboradores e funcionário no espaço de trabalho”.

Nesta edição, estiveram a concurso 17 praias admitidas pelo júri, constituido pelo Instituto Nacional para a Reabilitação, pela Agência Portuguesa do Ambiente, o Turismo de Portugal, pela Direção Geral da Autoridade Marítima/ Instituto de Socorros a Náufragos, a Associação Bandeira Azul da Europa e pela patrocinadora  dos prémios atribuídos relativos a 2016, a Mobilitec.

Source URL: https://www.ambitur.pt/ja-sao-conhecidas-as-praias-mais-acessiveis-de-2016/