Joaquim Pires: “Nós temos aquilo que é necessário para dar resposta aos nossos desafios”

O marketing manager do Turismo de Portugal, Joaquim Pires, garantiu recentemente que para já Portugal tem infra-estruturas suficientes para a concretização de eventos, referindo que “nós temos aquilo que é necessário para dar resposta aos nossos desafios”. Embora reconheça que com este novo reposicionamento do país possa vir a ser necessário repensar os espaços onde são realizados encontros de negócio, conferindo-lhes uma maior capacidade.

“Não considero que faltem infra-estruturas”, disse Joaquim Pires à Ambitur.pt durante a última edição da IMEX em Frankfurt, na Alemanha, justificando que o segmento MICE “tem um planeamento a longo prazo”. Ainda assim, caso se venha a provar o contrário, o responsável defendeu que a solução pode incluir a descentralização da oferta para este segmento.

O representante do Turismo de Portugal inclinou-se ainda sobre o combate à sazonalidade, afirmando que o segmento MICE é “garantidamente” um “cliente-chave”. E exemplificou: “É um cliente que quer realizar o seu evento. Se estiver bom tempo, tanto melhor. Se a comida for bem servida, tanto melhor. Se o serviço do hotel for bom, tanto melhor”, afirmando que todos estes aspetos referenciados “poderão servir de fator de opção quando ele não na qualidade de business, mas na de turista poder decidir-se por Portugal para a realização das suas férias”.

Sobre a ascensão de Portugal aos dez primeiros lugares na listagem anual realizada pela Associação Internacional de Congressos e Convenções, o marketing manager também não ficou indiferente: “É um reconhecimento internacional da mais-valia que as empresas portuguesas têm e um testemunho da qualidade do serviço que nós providenciamos”. Mais do que tornar o país visível e acrescentar-lhe notoriedade, Joaquim Pires encara-a como “um desafio para nos mantermos no ranking”. Isto é, “observármos o que é que nos levou a esta subida e melhorar toda esta interação entre os vários parceiros”, realça.

Joaquim Pires registou ainda, visivelmente satisfeito, “um aumento relativamente interessante” de expositores portugueses comparativamente às edições anteriores da IMEX e isso, realçou, “é um resultado esta parceria de cumplicidade que existe entre os Convention Bureau e o Turismo de Portugal”.

A 15.ª edição da IMEX em Frankfurt, na Alemanha, decorreu entre 16 e 18 de maio, e é uma das maiores feiras europeias da indústria de meetings & incentives. Este ano, estiveram presentes 3,500 expositores provenientes de 150 países.