Job Summit regressa com mais ofertas de emprego no setor do turismo

O Job Summit, feira organizada pelo Alerta Emprego, regressa no próximo dia 22 de março para uma terceira edição, com novas ofertas de emprego inteiramente dedicadas ao setor do turismo. O evento repete-se no formato 100% online, tal como nas edições anteriores.

Programada para decorrer entre as 9:00 e as 20:00, esta feira será composta por diversos ‘stands’ virtuais atribuídos às empresas nas áreas de turismo, hotelaria e restauração, que proporcionarão “as ofertas de emprego, informações, documentos e vídeos”, avança Joana Piteira, General Manager e porta-voz do Alerta Emprego.

Em entrevista ao Ambitur.pt, a responsável acrescenta que também os candidatos que participarem na feira poderão concorrer às ofertas, falar com os recrutadores em tempo real e assistir às apresentações e ‘webinars’ que as empresas vão oferecer.

Até ao momento, estão já confirmadas doze empresas, número ainda inferior às expectativas apontadas por Joana Piteira. Com base nos resultados das duas edições anteriores, a expectativa é de 15 a 20 empresas, com 70 a 80 recrutadores presentes no evento.

A inscrição dos candidatos é totalmente gratuita. O que eles podem esperar é “um dia de muita interação” com os empregadores, considera a organização.

Para Joana Piteira, o dinamismo do evento está na estrutura das apresentações. Regra geral, “as empresas apresentam os temas e depois existe um espaço interativo de preguntas e respostas”, esclarece a porta-voz do Alerta Emprego. Esta comunicação pode funcionar tanto em privado como em público.

O único documento necessário para os candidatos é o currículo, que deve estar o mais atualizado possível. Embora não seja obrigatório apresentá-lo no processo de inscrição, Joana Piteira esclarece que, “no momento do evento, é fundamental”.

A responsável pelo Alerta Emprego aconselha ainda os candidatos a pesquisarem de antemão as empresas que vão estar presentes. Assim, poderão preparar perguntas que queiram colocar, para se apresentarem e destacarem.

“Às vezes, temos candidatos que vêm à feira e colocam as mesmas perguntas a todas as empresas”, afirma Joana Piteira, ressaltando que “um candidato que se note que fez o trabalho de casa e que sabe o que quer perguntar, acaba por se destacar dos restantes e despertar mais o interesse das empresas e dos recrutadores”.

De resto, “basta que os candidatos tenham interesse na área do turismo”, refere a responsável. Preferencialmente, será dada atenção a candidatos com formação ou experiência no setor, mas a variedade das ofertas permitirá o acesso a pessoas que, mesmo sem experiência, tenham interesse em trabalhar na área.

Tal como nas edições anteriores, o Job Summit mantém-se totalmente online. Para Joana Piteira, é um formato que “correu bem”, “porque é mais acessível a todos”. Assim, empresas e candidatos poderão contactar de qualquer parte do país, sem investirem em despesas adicionais.

As expectativas para a terceira edição são elevadas, “sobretudo nesta fase em que o setor do turismo tem tanta necessidade de recrutar e falta de talento, às vezes”, esclarece a responsável. O objetivo é superar as edições anteriores, que tiveram uma média de 3.000 candidatos. Para a terceira edição, a expectativa é “positiva”, esperando a organização atingir as 3.500 inscrições.

Apesar do número inferior de empresas relativamente às edições anteriores, a porta-voz do Alerta Emprego relativiza os resultados obtidos até ao momento. Até porque, das empresas que já tinham aderido à feira, muitas voltaram a participar.

Para além disso, Joana Piteira acredita que os números ainda podem crescer. Destaca que, apesar de o Alerta Emprego estabelecer um contacto proativo com as empresas, o crescimento do Job Summit permitiu que mais empresas conhecessem o evento e procurassem a organização.

Todas as empresas que participarem no Job Summit serão confirmadas até à véspera e divulgadas no sítio online da feira de emprego, para que os candidatos as possam consultar previamente.

As inscrições para o Job Summit ainda estão abertas. A feira realiza-se entre as 9:00 e as 20:00 horas do dia 22 de março, e a participação pode ser feita a partir de qualquer equipamento com acesso à Internet, seja um telemóvel ou um computador.

Por: redação da Ambitur.