Joon, a nova companhia aérea da Air France

A Air France apresentou hoje a sua nova companhia aérea, Joon, que vai começar a operar voos de médio-curso a partir de Paris Charles de Gaulle este outono, a que se seguem os voos de longo-curso no verão de 2018.

A Joon é especialmente dirigida a uma clientela trabalhadora jovem, os millennials (18 a 35 anos), cujos estilos de vida giram em torno da tecnologia digital. A nova marca foi inteiramente desenhada para ir ao encontro das suas exigências e aspirações, com uma oferta autêntica e conectada que se distingue no mundo do transporte aéreo. Ainda assim, não vai ser uma companhia aérea low-cost, uma vez que vai oferecer produtos e serviços originais que refletem os da Air France.

A sua identidade visual baseia-se num código em azul elétrico que simboliza a atitude dinâmica que a companhia aérea pretende transmitir, bem como o céu, o espaço e a viagem. O uniforme das hospedeiras vai inspirar-se nos novos códigos da moda, simples e chiques.

“Começámos pelo nosso segmento de clientes-alvo, os millennials, para criar esta nova marca que significa algo para eles. O nosso brief foi simples: encontrar um nome que ilustrasse um estado de espírito positivo. Esta geração tem-nos inspirado muito: epicúria e conetada, é oportunista num sentido positivo da palavra, já que sabe como desfrutar qualquer momento e está sempre à procura de experiências de qualidade que gosta de partilhar com outros. A Joon é uma marca que carrega estes valores”, afirmou Caroline Fontaine, vice-presidente de Marca na Air France, citado em comunicado.

Por sua vez, Dominique Wood, vice-presidente adjunta de Marca e Comunicação da Air France, garantiu que é “uma marca jovem e conectada que vai conferir ao grupo um novo ímpeto. Concebida para os nossos clientes millennials, vai oferecer mais que apenas um voo e uma tarifa. Vai oferecer uma experiência de viagem global”. Além disso, acrescentou ainda que “vamos fazer uma nova atualização em setembro, com mais detalhes sobre o conteúdo da marca, produtos e serviços, destinos e uma gama de tarifas.”

A concretização do projeto estratégico Trust Together

No portfólio do Grupo Air France-KLM, a Joon é a irmã mais nova e complementar da Air France, que vai também inspirar os seus clientes para viajar na sua irmã mais velha. A nova companhia aérea vai ser gerida por Jean-Michel Mathieu, CEO da Joon. Nesse sentido, Mathieu vai juntar-se ao Comité Executivo da Air France.

“A criação da nova companhia aérea é, por vários motivos, um momento histórico. A Joon é mais um passo no lançamento do projeto estratégico Trust Together. A sua criação vai melhorar a rentabilidade do Grupo Air France, permitindo-lhe reduzir os seus custos e assegurar a sustentabilidade do seu modelo de negócio”, garantiu o CEO da Joon, em comunicado.