Jornadas organizadas pela AHRESP acontecem a 9 de janeiro

A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) organiza, no dia 9 de janeiro, na Fundação Champalimaud, as jornadas ‘A Evolução do Mercado de Trabalho’.

Com esta iniciativa pretende-se discutir o emprego nos setores da Restauração e Alojamento, que registaram no 3º trimestre deste ano um novo máximo histórico na empregabilidade do Canal HORECA, com 345.900 postos de trabalho.

Em termos homólogos, o volume de emprego do 3º trimestre representou um crescimento de +53.000 novos postos de trabalho (+18% face ao 3º trimestre de 2016).

O mercado de trabalho e a falta de mão de obra nos dois setores, a importância da formação e a qualificação profissional, o diálogo social e os contratos coletivos de trabalho são temas que estarão em destaque nestas jornadas. Neste quadro, a AHRESP irá apresentar as suas propostas para valorização das profissões destes setores, qualificação dos recursos humanos, aumento da produtividade e incremento das relações entre entidades empregadoras e trabalhadores.

“A alta empregabilidade nos sectores da Restauração e Alojamento, que demonstra bem o compromisso assumido pelos empresários na criação de emprego após a reposição parcial da taxa do IVA dos Serviços de Alimentação e Bebidas, coloca-nos muitos desafios no que diz respeito à valorização, formação e qualificação dos nossos trabalhadores, essenciais à construção de uma oferta turística de qualidade”, afirma Mário Pereira Gonçalves, presidente da AHRESP. “Estamos atentos e a trabalhar com todas as entidades relacionadas com o mercado de trabalho, no sentido de dar resposta adequada às necessidades de mão-de-obra e promover um clima de entendimento e paz social no setor”.

As Jornadas AHRESP realizam-se a partir das 14h30 e a sessão de encerramento estará a cargo do Primeiro-ministro, António Costa.