Jornadas Solidárias na Universidade Europeia debatem trabalho inclusivo no setor hoteleiro

Categoria Agenda, Inside

“Mercado de Trabalho inclusivo para jovens com dificuldades cognitivas: que oportunidades têm no setor hoteleiro?” é uma das mesas redondas das Jornadas Solidárias, uma iniciativa dinamizada pela Universidade Europeia, o IADE – Universidade Europeia e o IPAM (Lisboa e Porto), instituições da Laureate International Universities, que decorre amanhã, dia 7, entre as 15 e as 16 horas, no Campus da Lispolis, em Lisboa.

Desenvolvidas no âmbito do programa Global Days of Service da Laureate International Universities – iniciativa que reúne a comunidade académica para expressar o seu compromisso com a sociedade, a nível mundial -, as Jornadas Solidárias têm como objetivo sensibilizar estudantes, docentes e não docentes para a importância de uma política de responsabilidade social e de promover a prática do voluntariado entre os estudantes. As jornadas vão reunir entidades que intervêm ao nível da igualdade de género, grupos de risco/socialmente desfavorecidos – mulheres, idosos, crianças, sem abrigo e portadores de deficiência -, defesa dos animais e ambiente.

Para Susana Martins, coordenadora da área de Responsabilidade Social da Universidade Europeia e do IPAM, citada em comunicado, “o objetivo é que a iniciativa constitua mais um marco na vida das nossas instituições, no que diz respeito à temática da responsabilidade social e ao papel que cada um de nós, enquanto cidadãos, desempenha na busca contínua de um mundo mais equilibrado, onde os direitos humanos sejam respeitados, as desigualdades tendam a diminuir e o respeito pelo próximo e pelo ambiente seja uma máxima de vida, qualquer que seja o contexto”.

Durante um dia, os estudantes vão ser desafiados a assistir a palestras, mesas redondas e atividades culturais com parceiros, ONG’s e Instituições verdadeiramente inspiradoras. Simultaneamente, nos Campus de Carnide, Lispolis, Santos e Porto (IPAM) haverá espaços dedicados às instituições para que os estudantes se possam informar, em pormenor, da área de intervenção e formas de atuação de cada entidade. Integrada neste programa, decorrerá ainda uma angariação de bens vários para serem doados à Ajuda de Mãe, em Lisboa e à Vida Norte, no Porto.