Jovens europeus viajam menos

As alterações demográficas estão a influenciar a indústria turística europeia. Desde 2007 que o número de viagens internacionais por parte de jovens europeus diminuiu em 10%. Este segmento é pois um dos poucos no mercado turístico europeu a revelar uma tendência negativa, de acordo com uma análise do World Travel Monitor da IPK International. O declínio constante do ritmo de nascimento está a resulgtar numa queda do número de jovens consumidores enquanto o número de viajantes mais velhos está a aumentar.

Em 2014, os jovens europeus entre os 15 e os 24 anos, efetuaram 54 milhões de viagens internacionais e gastaram 430 milhões de noites no exterior nestas viagens. Comparativamente com 2007, o número de viagens internacionais caiu 1% por ano. Em 2007, os jovens europeus preferiam viajar para Espanha, seguindo-se França, Itália e Grã-Bretanha. No entanto, as viagens de jovens para estes quatro países diminuiu 1 a 2% até 2014.

Em contraste, a Alemanha subiu em popularidade entre os jovens viajantes e consolidou-se desde 2013 como o destino mais popular para este segmento. No total, a Alemanha registou um crescimento de 60% para atingir mais de sete milhões de jovens europeus. O estudo indica que as informações divulgadas pelos meios de comunicação e campanhas de marketing na Copa Mundial na Alemanha em 2006 contribuiram para uma imagem mundial da Alemanha como um país aberto e hospitaleiro. Outros destinos como a Suécia, Croácia e Holanda também conheceram maiores volumes de visitantes jovens. Em termos de destinos de cidade mais populares, Londres está logo à frente de Paris, seguida de Copenhaga, Munique, Berlim e Amesterdão.
Sol, praia e mar

A principal motivação para a grande maioria de jovens europeus é viajar para gozarem férias, com um terço a peferirem uma curta viagem. Os outros motivos para viajarem incluem viagens educacionais ou visitas a amigos. O chamado “Sol e Praia” constitui um quarto de todas as estadias internacionais. Apanhar sol, nadar e relaxar, bem como ir às compras e comer fora são algumas das atividades mais importantes.

As viagens urbanas e excursões seguem de perto as férias de praia em termos de popularidade. Apenas 12% das viagens são por motivos de negócios, nas quais as viagens a conferencias, seminários e feiras e em incentivos predominam.
Crescimento ligeiro de “couchsurfing”

Menos de metade dos jovens turistas estrangeiros reserva hotéis, embora a proporção esteja permanentemente a aumentar a cerca de 1% por ano desde 2007. Um ligeiro aumento de novas formas de alojamento como o “couchsurfing” ou reservas online de apartamentos privados tem sido evidente apenas desde 2014. Em média, os jovens europeus gastaram pouco menos de 700 euros por viagem em 2014, e ligeiramente mais de 80 euros por noite.