Junho de 2022 regista desembarque médio diário de 95,9 mil passageiros nos aeroportos nacionais

Em junho de 2022, nos aeroportos nacionais movimentaram-se 5,7 milhões de passageiros e 18,2 mil toneladas de carga e correio, correspondendo a variações homólogas de +186,0% e +16,9%, respetivamente (+319,8% e +20,7% em maio, pela mesma ordem). Os dados divulgados pelo INE – Instituto Nacional de Estatísticas indicam que, comparando com junho de 2019, o movimento de passageiros diminuiu 2,7% e o movimento de carga e correio aumentou 11,4% (-3,9% e +7,9% no mês anterior, respetivamente).

As estatísticas rápidas do transporte aéreo, publicadas pelo INE, apontam que, em junho de 2022, registou-se o “desembarque médio diário de 95,9 mil passageiros nos aeroportos nacionais (87,1 mil no mês anterior)”, aproximando-se do valor observado em junho de 2019 (98,1 mil).

No primeiro semestre de 2022, “o número de passageiros aumentou 344,0% (-12,8% face a igual período de 2019), continuando a tendência de aproximação aos níveis registados no período pré-pandémico”, confirma a análise do INE que teve como base as principais infraestruturas aeroportuárias nacionais: Lisboa, Porto, Faro, Ponta Delgada, Funchal, Porto Santo, Beja, Horta, Flores, Santa Maria, Terceira (Lajes), Pico, Graciosa, São Jorge, Corvo, Portimão, Bragança, Cascais, Vila Real e Viseu.

Em junho de 2022, aterraram nos aeroportos nacionais 20,8 mil aeronaves em voos comerciais, correspondendo a 5,7 milhões de passageiros (embarques, desembarques e trânsitos diretos) e foram movimentadas 18,2 mil toneladas de carga e correio (+74,4%, +186,0% e +16,9%, respetivamente, face a junho de 2021). Em maio de 2022, tinham-se registado variações homólogas de +134,6%, +319,8% e +20,7%, pela mesma ordem.

Comparando com junho de 2019, registaram-se “variações de -3,3% no número de aeronaves aterradas, -2,7% nos passageiros movimentados e +11,4% no movimento de carga e correio (-3,6%, -3,9% e +7,9% no mês anterior, respetivamente)”, lê-se na análise.

Considerando os passageiros desembarcados em junho de 2022, “80,8% corresponderam a tráfego internacional (70,9% no mesmo mês de 2021), na maioria provenientes do continente europeu (68,5% do total)”. Relativamente aos passageiros embarcados, “80,4% corresponderam a tráfego internacional (70,4% em junho de 2021), tendo como principal destino aeroportos no continente europeu (68,9% do total)”.

De acordo com o INE, o movimento diário de aeronaves e passageiros é tipicamente muito influenciado por “flutuações sazonais e de ciclo semanal”, mas tem sido significativamente afetado pelo impacto da pandemia no período recente.

De acordo com esta análise, os efeitos da pandemia foram particularmente notórios, em ambas as séries, a partir de meados de março de 2020 e nos primeiros trimestres de 2021. Desde então, “os níveis de ambas as séries em 2021 estiveram sistematicamente acima dos de 2020, embora distantes dos níveis de 2019”.

O início do ano 2022 revelou uma “tendência de aproximação aos níveis registados no período pré-pandémico”. Em junho de 2022, “registou-se o desembarque médio diário de 95,9 mil passageiros nos aeroportos nacionais (87,1 mil no mês anterior), aproximando-se do valor observado em junho de 2019 (98,1 mil)”, aponta o INE.

No primeiro semestre de 2022, “o número de passageiros movimentados nos aeroportos nacionais aumentou 344,0% em comparação com o período homólogo de 2021 (-12,8% face a igual período de 2019)”. O aeroporto de Lisboa, de acordo com as estatísticas, movimentou “49,8% do total de passageiros (12,1 milhões) e registou um crescimento de 380,9% comparando com o período homólogo de 2021 (-17,0% face ao mesmo período de 2019)”. Considerando os três aeroportos com maior tráfego anual de passageiros, “Faro registou o maior acréscimo (+503,2%)”.

Considerando o primeiro semestre de 2022, o Reino Unido foi o principal país de origem e de destino dos voos, com crescimentos homólogos de 720,8% no número de passageiros desembarcados e 717,5% no número de passageiros embarcados, justificado pelo encerramento do corredor aéreo entre Portugal e o Reino Unido em grande parte do primeiro semestre de 2021. A França ocupou a segunda posição, com aumentos de 294,7% nos passageiros desembarcados e 290,0% nos passageiros embarcados, face ao mesmo período de 2021. Espanha ocupou a 3a posição, como principal país de origem e de destino.