KLM despede-se do seu primeiro Boeing 737-800
A KLM está a dar o próximo passo na renovação da sua frota. O primeiro avião Boeing 737-800 (matrícula PH-BXK) acaba de realizar o seu derradeiro voo e foi levado para o Aeroporto de Twente para ser desmontado e reciclado.
Após desembarcar os seus últimos passageiros em Amesterdão-Schiphol, o PH-BXK partiu para um curto
voo até ao Aeroporto de Twente. Aí, foi entregue à AELS, empresa especializada no desmantelamento e
reciclagem de aeronaves. Os motores e a unidade de potência auxiliar (APU) foram removidos pela KLM
Engenharia & Manutenção para reutilização na própria frota da KLM. Outras peças hão de ganhar uma
segunda vida útil através da AELS em outras companhias aéreas ou serão recicladas.
A desativação deste Boeing 737-800 faz parte do investimento de 7 mil milhões de euros da KLM na
renovação da frota. Os Boeing 737 que operam atualmente em rotas europeias serão gradualmente
substituídos pelo Airbus A321neo, que produz menos ruído e CO₂ do que o Boeing 737, contribuindo para um
futuro mais limpo e silencioso. Em janeiro de 2026, o segundo Boeing 737-800 seguirá também para o
Aeroporto de Twente.
A KLM está a investir fortemente na modernização da sua frota: nas rotas europeias, os aviões A320neo e
A321neo vão substituir o Boeing 737. Na KLM Cityhopper, os novos modelos E195-E2 estão a substituir os
antigos Embraer 190. Nos voos intercontinentais, foram recentemente adicionados quatro Boeing 787-10,
estando o último previsto para o início de 2026. No próximo ano, o Airbus A350-900 juntar-se-á à frota,
substituindo os antigos Boeing 777 e A330. As operações de carga estão igualmente a ser renovadas: foram
encomendados três A350F para substituir os cargueiros 747.