KLM lança Atualizações Família no WhatsApp

A companhia holandesa, KLM, lançou recentemente o “Atualizações Família” no WhatsApp. O novo serviço “permite que os passageiros iniciem um grupo na plataforma para manter amigos e familiares atualizados sobre o estado dos seus voos”, refere a companhia numa nota à imprensa. Desta forma, a KLM responde às “necessidades e desejos dos seus clientes, que assim podem tranquilizar a família e mantê-los informados, sempre que há uma atualização”.

Os passageiros da KLM que recebem o seu cartão de embarque via WhatsApp recebem também um convite para usar este novo serviço no KLM WhatsApp gratuitamente. Posteriormente, assim que o voo parte, a KLM envia uma mensagem aos amigos e familiares. Imediatamente após o desembarque – ainda antes de o passageiro ter Wi-Fi ou roaming de dados – a família recebe nova notificação. Se o voo atrasar, os membros do grupo são igualmente informados. Além dessas mensagens automatizadas proativas, os membros do grupo podem ainda questionar a KLM sobre o estado do voo. Com este serviço, a KLM espera facilitar a viagem dos seus passageiros e tranquilizar a frente familiar.

A KLM é assim a  “primeira companhia aérea a oferecer um serviço WhatsApp para clientes e respetivo círculo interno (familiares e amigos)”, lê-se na nota.

Atualmente, está apenas disponível em inglês e se for bem-sucedido, a KLM estendê-lo-á a outros canais e idiomas de social media.

Inteligência Artificial e privacidade

A KLM utiliza a Inteligência Artificial para compreender as perguntas que recebe via mensagem @KLM. A KLM não consegue ler as mensagens que os membros do grupo trocam entre si. Depois de enviar a notificação de que o passageiro chegou ao seu destino, a KLM abandona o grupo. O grupo WhatsApp mantém-se ativo para que os membros possam partilhar fotos e atualizações das férias. Todas as mensagens estão protegidas pela criptografia ponto-a-ponto do WhatsApp.

KLM no WhatsApp

A KLM comunica através do WhatsApp desde Setembro de 2017. Os clientes podem questionar a KLM através de uma conta certificada de WhatsApp. A pedido, a companhia envia ainda aos passageiros a confirmação da reserva, a notificação de check-in, os cartões de embarque e outras informações de voo. Através do WhatsApp, a KLM envia mais de 10.000 cartões de embarque por dia. A KLM recebe cerca de 35.000 solicitações de serviço por meio de canais de social media a cada semana. Mais da metade entra pelo WhatsApp.

Para mais informações visite o site.