KLM partilha visão sobre tendências tecnológicas e de viagem para 2020

KLM partilha visão sobre tendências tecnológicas e de viagem para 2020

Os viajantes estão a mudar a forma como pesquisam, reservam e viajam. Como será que os passageiros e a tecnologia vão influenciar as viagens em 2020? Nesta previsão, a KLM Royal Dutch Airlines partilha em comunicado a sua visão futurista em relação às viagens: “desde a reserva com a ajuda da tecnologia de voz e alternativas sustentáveis, como os serviços ferroviários, até à tecnologia de reconhecimento facial na segurança”.

As gerações Z e millenium procuram Destinos de Instagram

Com base no inquérito realizado pelo Factsnapp, encomendado pela KLM, os estudos mostram que, ao fazer a reserva, metade da geração Z e os millennials têm em consideração o quão “Instagramável” é o seu destino. Quantos “likes” vai originar? A garantia de tirar snaps deslumbrantes de férias é um pré-requisito para 25,8% deles, com fotos autênticas e tiradas pelos próprios.

Os viajantes usam cada vez mais a tecnologia de voz para navegar

Muitas pessoas passam horas a consultar motores de busca e a navegar nos sites para encontrar o seu destino de viagem ideal. Os smart speakers são uma ajuda na busca, com cada vez mais viajantes a descobrir o seu destino perfeito e as passagens aéreas convenientes usando a tecnologia de voz. O serviço de reservas da KLM, que geralmente é consultado com a ajuda do Google Assistant, está a atrair 10% mais utilizadores todos os meses.

A inspiração para viagens nas redes sociais vem de amigos e familiares

De acordo com o mesmo inquérito, prevê-se que o Instagram continue a crescer enquanto fonte importante de inspiração para viagens. Os viajantes observam principalmente os posts de amigos e familiares (65,3%) ou clicam em hashtags de estranhos (45,9%) para encontrar inspiração. O papel dos influenciadores e celebridades como fonte de inspiração para as férias está a diminuir cada vez mais (14,5%).

A combinação entre viagens aéreas e de comboio vai popularizar-se

A sustentabilidade é importante e os viajantes estão a ter isso em conta no momento da reserva. É por isso que as agências de viagens estão a unir esforços, para, sempre que possível, oferecerem passagens de comboio para as distâncias mais curtas – em alternativa aos voos. A KLM vai acrescentar mais opções no seu site para planear pequenas distâncias de comboio. O princípio orientador é que a combinação entre viagens aéreas e ferroviárias possa ser facilmente programada e reservada.

Já está a compensar as emissões de CO2?

Existem cada vez mais passageiros a compensar a sua participação nas emissões de carbono. O estudo encomendado pela KLM revelou que 38,8% dos viajantes planeia compensar as suas emissões de CO2 no próximo ano. Para tornar este feito mais fácil e rápido, a KLM está a introduzir um novo sistema de pagamento móvel rápido em 2020.

O seu rosto é o seu passaporte

As filas no aeroporto vão ser mais pequenas graças à tecnologia de reconhecimento facial. No início do ano, a KLM realizou testes em que os passageiros passaram pelos controlos de segurança, lounges e embarque, mostrando uma selfie via aplicação da KLM nos seus telemóveis, em vez de exibirem os seus passaportes. A aplicação da KLM indica aos passageiros em que aeroporto essa tecnologia pode ser usada, sendo que, em 2020, quando os novos testes começarem, vai ser algo cada vez mais frequente. Naturalmente, cabe ao passageiro decidir se deseja experimentar esta inovação digital ou não.

IA para reduzir tempos de espera em circunstâncias inesperadas

As circunstâncias inesperadas, como tempestades, podem levar a atrasos nos voos. A Inteligência Artificial (AI) ajuda a reduzir os inconvenientes para os passageiros, calculando rapidamente a melhor forma de utilizar os aviões e as tripulações disponíveis. Isso vai melhorar ainda mais a pontualidade dos voos em 2020.

Mais luxo e descontração no aeroporto

Todo o tipo de inovação vai aprimorar ainda mais a maneira como os viajantes passam o seu tempo no aeroporto. Os passageiros em voos de ligação vão encontrar zonas para dormir no renovado Crown Lounge não-Schengen da KLM ou poder desfrutar de um jantar de luxo no Blue Bar & Restaurante, com pratos criados pelo chef com estrela Michelin, Joris Bijdendijk.

Telemóvel desligado ou em casa

No estudo encomendado pela companhia, pode concluir-se que os viajantes preferem, cada vez mais, ficar longe do telemóvel durante as férias ou, no mínimo, usá-lo menos. Ao mesmo tempo, não podem ficar sem telemóvel por completo. Cerca de 50% dos passageiros prefere usar o telemóvel o menos possível em férias, indicando ainda que isso nem sempre é possível. Quase um terço dos passageiros gostaria de viajar sem telemóvel, mas receia que isso seja impossível.

Foto cedida pela KLM Royal Dutch Airlines