Lançado concurso Revive para dinamizar turismo equestre e empreendimento turístico na Coudelaria de Alter

Foi lançado ontem, dia 23 de abril, o concurso público relativo à Coudelaria de Alter, em Alter, numa cerimónia onde marcou presença o ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral. Os investidores interessados têm agora 90 dias para se candidatar.

A Coudelaria de Alter é a mais antiga coudelaria portuguesa, tendo sido fundada em 1748 pelo rei D. João V. O Governo decidiu integrar parte do edificado da Coudelaria no programa Revive, para que uma entidade privada faça a exploração turística de forma sustentável e ancorada na temática equestre, requalificando o respetivo edificado.

A área edificada em volta do pátio central constitui o núcleo principal da concessão, integrando a atual “Casa de Campo”, a “Cocheira Velha”, o edifício dos serviços administrativos, o museu e cafetaria. O concessionário pode optar por acrescentar outras áreas edificadas: enoteca, lagar, falcoaria e pocilgas.

As propostas que integrem maior área serão majoradas para efeitos de adjudicação. A concessão terá uma duração de 50 anos.

A Coudelaria de Alter é um dos 33 imóveis inscritos no Revive, um programa conjunto dos ministérios da Economia, Cultura e Finanças com a colaboração das autarquias locais. Pretende-se com este programa valorizar e recuperar o património sem uso, reforçar a atratividade dos destinos regionais e o desenvolvimento de várias regiões do país.

Este é o sexto concurso lançado no âmbito do programa Revive. O primeiro imóvel lançado a concurso foi o Convento de São Paulo, em Elvas, ganho pelo grupo português Vila Galé, que deverá abrir portas no início do próximo ano. Seguiram-se os Pavilhões do Parque D. Carlos I, nas Caldas da Rainha, cujo concurso foi ganho pela Visabeira.

O concurso do Hotel Turismo da Guarda foi adjudicado ao agrupamento MRG e, neste momento, está em fase de apresentação de propostas o concurso relativo ao conjunto patrimonial composto pelo Convento do Bom Jesus de Valverde e pela Quinta do Paço de Valverde, em Évora. Recentemente foi ainda lançado o concurso do Colégio de São Fiel, em Castelo Branco, que está em fase de apresentação de candidaturas.